Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Professores discutem reestruturação das provas de certificação para os ensinos Fundamental e Médio
Professores da rede estadual, que atuam nas Comissões Permanentes de Avaliação (CPA) – responsáveis pela aplicação dos exames de certificação para os ensinos Fundamental e Médio –, além de coordenadores pedagógicos e técnicos dos Núcleos Regionais de Educação (NRE), estão participando, até sexta-feira (11/12), em Salvador, da ‘Oficina Pedagógica para a Elaboração de Itens da CPA’. Como explicou a coordenadora do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), Rita de Cássia Oliveira, o encontro visa a elaboração das Matrizes de Referências (competências) para a organização do banco de itens (questões das provas) dos exames.
“A atual discussão é parte do processo de reestruturação da política de certificação da Educação Básica no Estado da Bahia. Antes, cada comissão elaborava o seu banco de questões para a aplicação das provas. Agora, o nosso objetivo é que o Estado tenha um banco unificado, com uma construção coletiva, que esteja de acordo, também, com o direcionamento que a rede nacional nos sugere, com o intuito de qualificar e fortalecer o processo de certificação”, explica a coordenadora do EJA, destacando que a ação de elaboração dos bancos de itens está sendo feita em parceria com a Superintendência de Gestão da Informação Educacional (SGINF) e da Coordenação de Avaliação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
A professora Olívia da Rocha Bezerra, do Colégio Estadual Professor Folk Rocha, no município de Barreiras, uma das participantes do encontro, afirmou que está entusiasmada com o processo de reestruturação da política de certificação da Educação Básica no Estado da Bahia. “Esta oficina é de fundamental importância porque as CPA, no sentido de contextualizar as questões das provas com base nas habilidades e competências. Ou seja, estamos aqui reconhecendo que o aluno, hoje, que faz as provas de certificação quer ter a chance de avançar nos seus estudos: fazer a prova do Enem e entrar nos bancos das universidades”.
Grupos de Trabalho
Os participantes desta formação continuada estão mobilizados dentro da discussão da Base Nacional Comum Curricular e das Matrizes de Referência, por meio de Grupos de Trabalho (GT), divididos por áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da natureza e suas Tecnologias. Uma das missões dos profissionais atuantes nos CPA é incluir as novas tecnologias na estruturação do exame de certificação.
“A atuação dos gestores, neste processo, também é fundamental. Eles precisam compreender que a certificação é apenas a finalização de um processo que envolve dez provas. Mas a EJA é muito mais do que isto, pois tem o princípio da inclusão e, portanto, a certificação não pode ser pensada como algo pontual. Trata-se de uma ação ampla, que envolve cursos, como o Tempo de Aprender e o Tempo Formativo”, destacou a diretora da SGINF, Cecília Menezes. A técnica do Núcleo Regional de Educação de Jacobina (NRE 16), Gilka Eliana Lima da Silva, por sua vez, acredita que os representantes dos NRE podem contribuir para a construção do processo de avaliação por área de conhecimento. “A gente precisa ver o sujeito que está fora da escola como um aluno e não apenas como candidato à prova de certificação”, pontua.
Avaliações
Nos exames de certificação para os ensinos Fundamental e Médio, as avaliações incluirão os componentes curriculares de Língua Portuguesa com Redação, Matemática, História, Geografia, Ciências e Língua Estrangeira Moderna (Ensino Fundamental); Língua Portuguesa com Redação e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira Moderna, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Química, Física, Biologia (Ensino Médio).
O candidato pode realizar, mensalmente, três componentes curriculares, nos exames do Ensino Fundamental, e quatro nos exames de Ensino Médio, inclusive os alunos do curso regular, com reprovação no último ano dos referidos níveis. Os portadores de certificado de estudos realizados por, no mínimo, dois anos, em instituições legalmente constituídas, poderão solicitar a dispensa dos exames de certificação de Língua Estrangeira Moderna, fazendo a sua inclusão no histórico escolar.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro