Professores e funcionários de colégio estadual no Cabula VI gravam vídeos motivacionais para estudantes

Professores e funcionários do Colégio Estadual Heitor Villa Lobos, localizado no bairro do Cabula VI, em Salvador, estão gravando vídeos motivacionais direcionados aos estudantes da unidade escolar, com foco nos que são matriculados no turno noturno. A ideia é que, com esta ação, eles se sintam estimulados a enfrentar o período de isolamento causado pela pandemia do Coronavírus com autocuidado e determinação na continuidade do processo de aprendizagem. Os vídeos, que têm como slogan "Se cuide e volte para o Heitor", são postados nas redes sociais do colégio, bem como nos grupos de WhatsApp da comunidade.

A diretora do Villa Lobos, Jeana Lemos, conta que, junto ao vice-diretor Leonardo Sacramento Cancissu e aos professores, vem buscando motivar os 1.315 estudantes da unidade para que eles voltem às aulas dispostos a cumprir o seu percurso escolar regularmente, especialmente os que estudam no turno noturno. “Os nossos professores são muito sensíveis a isso e estão sempre trabalhando os conteúdos através de projetos de forma motivadora e desafiadora”.

Estudante há seis anos do Heitor Villa Lobos, Hanna Josiely, 17, 3º ano, fala da iniciativa da escola com os vídeos motivacionais. “Ver esse carinho dos professores e dos funcionários por nós dá uma amenizada na enorme saudade que sinto da escola e de todos. Já tenho uma certa história no Heitor e este é ou seria o meu último ano lá. Reencontrar com as pessoas por meio de vídeos tem sido uma forma de superarmos todos juntos esta situação”.

O professor de Matemática, Herbert Vasconcelos, foi o primeiro a gravar um vídeo, dentro da ideia principal do projeto: "Se cuide, proteja-se e volte, não desista". “A ideia fundamental da gravação foi mostrar que a escola está viva e espera o retorno de todos quando assim for possível, e que, independentemente do que estamos passando, os nossos projetos pedagógicos desenhados no início do ano serão mantidos, a exemplo dos dois projetos que trabalhamos, anualmente, no EJA (Educação para Jovens e Adultos), à noite: um sobre um tema que esteja na mídia e o outros é ligado à consciência negra”.

Também participou do projeto dos vídeos a funcionária Railda do Nascimento Silva, há quase dez anos atuando no Heitor Villa Boas. “Quis dar uma palavra de apoio, de dedicação, de carinho para os nossos estudantes, mostrando a eles que estamos juntos, independentemente da distância física. Procurei incentivá-los para que estudem em casa, leiam um livro, façam atividades e assistam as aulas on-line, já que, por causa da pandemia, não podemos estar na escola. Falei também que gosto muito deles e que tia Rai, como eles me chamam, está com saudade de todos”.

Mãe de dois estudantes do Heitor Villa Lobo, Jaqueline Santos de Jesus, que já foi aluna da unidade escolar, comentou sobre a iniciativa da unidade escolar. “Eu me senti muito feliz e orgulhosa em saber o quanto meus filhos são importantes para os professores e funcionários. Isso sem contar o papel da diretora de sempre incentivar os estudantes a não desistirem nunca de estudar”.

Suspensão das aulas - As aulas na rede estadual de ensino estão suspensas por decreto governamental e devem ser repostas presencialmente, conforme novo calendário escolar.