Professores participam de formação para eleições de dirigentes

Professores de escolas da capital baiana participam de formação para atuarem como multiplicadores no processo das eleições para dirigentes em suas unidades. Durante dois dias, eles participaram de oficinas e conheceram todos os decretos e portarias que norteiam o processo seletivo. Nesse primeiro momento, a formação envolveu mais de 200 professores de 132 escolas de Salvador. A estimativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia é de, até o final de outubro, ter realizado a formação em todas as Diretorias Regionais de Educação.

É o colegiado escolar quem indica dois professores, por unidade, para participarem da formação. “Aqui eles trabalham com todo o conhecimento pertinente à eleição, desde os conhecimentos legais aos pedagógicos. Todo o processo seletivo é desenvolvido na escola, por isso, ela tem que estar preparada para que o processo ocorra com responsabilidade, qualidade e eficiência”, explica a diretora de Gestão Descentralizada da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Euzelinda Dantas.

Veja a página especial das eleições para dirigentes

Participando pela segunda vez da formação, a professora de português do Colégio Estadual Álvaro Augusto da Silva, o Classe V, Nádia Rossi, diz que para ela é muito importante participar para o crescimento da escola e da comunidade. Ela já programa para a próxima semana uma reunião para socializar as informações, esclarecer as dúvidas. “Isso vai permitir que a eleição seja efetivada de forma correta”, diz. Compartilha da mesma opinião a professora do Colégio Estadual Rômulo Almeida, Mércia Dione de Souza Barretto. “A formação nos dá condições de tocar as eleições de forma ordenada e organizada”, pontua.

Já o professor do Colégio Estadual Góes Calmon, Ivan Muccini, considera que a formação deu mais clareza ao processo. “Está preenchendo muitas lacunas. Aqui, estamos vendo detalhes importantes do pleito, como a validação do voto, como identificar a comunidade escolar dentro dos segmentos, o percentual necessário para validação”, considera.

Veja mais fotos no flickr

Democracia – Depois de três anos da primeira eleição de dirigentes escolares, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia volta a convocar toda a comunidade escolar para dar mais um passo no fortalecimento da gestão democrática. Mais uma vez, estudantes, pais, professores e funcionários das escolas da rede estadual vão às urnas escolher os diretores e vices que querem, para liderar o processo educacional na sua unidade.

As eleições vão acontecer em, aproximadamente, 1.400 escolas da rede estadual, nos dias 16, 17 e 21 de novembro. Uma das novidades dessa edição é que a idade mínima de participação dos estudantes caiu de 14 anos para 12 anos. “Com a eleição de dirigentes, a Secretaria da Educação fortalece a gestão democrática e participativa na rede de ensino e reforça o compromisso do Todos pela Escola.

Esse compromisso espelha a resposta da Secretaria ao princípio constitucional da gestão democrática no ensino público”, ressalta a diretora de Gestão Descentralizada da Secretaria da Educação, Euzelinda Dantas.

Foto: Claudionor Jr.