Programa Conexões destaca presença dos estudantes da rede estadual no Prêmio Braskem de Teatro

O programa "Estação do Saber – Conexões", desta sexta-feira (27), que trouxe o tema “A arte como movimento ideológico – Prêmio Braskem de Teatro”, foi gravado no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, onde aconteceu, no último dia 18/5, a cerimônia da 28ª edição do Prêmio Braskem de Teatro, a mais tradicional premiação das artes cênicas baianas. Um grupo de estudantes da rede estadual de ensino assistiu ao evento, trazido pelo Complexo Integrado de Educação (CIE) de Itabuna, unidade da Secretaria da Educação do Estado (SEC).

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, apresentador do programa, comentou sobre a importância de a comunidade escolar estar presente na premiação teatral. “Esta edição tem um valor especial para a classe artística, depois de dois anos parada, por causa da pandemia. E esta é uma oportunidade de nossos estudantes estarem em contato com um evento cultural importante, que, este ano, homenageia o dramaturgo baiano Dias Gomes, um grande expoente que retratou essencialmente a alma e o espírito nordestinos”.

A parceria entre cultura e educação foi destaque na fala da secretária estadual de Cultura, Arani Santana, presente à premiação. “O Braskem de Teatro é um prêmio consolidado, que movimenta a cena cultural baiana e a presença dos estudantes é muito importante, porque cultura e educação andam juntos, através de diversas ações nas escolas, para manter as nossas tradições e alargar os nossos horizontes”.

O premiado ator e diretor teatral baiano Gideon Rosa também deu a sua contribuição ao programa, falando sobre a relevância de os estudantes entrarem em contato com as artes como parte do seu processo educativo. “Sair de uma cidade do interior e vir à capital, no grandioso Teatro Castro Alves, para assistir à uma premiação dos melhores do teatro baiano é muito impactante para o jovem. A Bahia e a educação pública precisam dessa integração”.