Programa Conexões dialoga com estudantes sobre o tema “Política e juventudes”

Palavras-chave:
O Estação do Saber – Conexões, deste sábado (7), trouxe o tema “Política e juventudes” para o debate com os estudantes da rede estadual de ensino. Realizado pelos Complexos Integrados de Educação (CIEs) – unidades da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) –, o programa ao vivo contou, como convidados, o historiador Tauã Fernandes e o vereador João Carlos, do município de Mutuípe. Também participaram os estudantes egressos da rede estadual de ensino, Thaiany Vieira e Erivaldo Campo, além do coordenador de Políticas para a Juventude da SEC, Jocivaldo Bispo, entre outros.
 
 
Para o historiador Tauã Fernandes, a política entendida como capacidade de ação transformadora do seu meio foi e é protagonizada por sujeitos e ideias jovens. "A dinâmica da transformação só consegue substrato se for gestada por personagens criativos, compromissados e corajosos. Pensar a política e as juventudes é, antes de tudo, entender que a multiplicidade e a diversidade são substâncias presentes e necessárias. Ser jovem é, essencialmente, estar em movimento e querer movimentar o mundo, e aí está a boa política", destacou.
 
O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, que apresenta o Conexões, falou sobre a importância de debater a temática no meio juvenil. “Nesta edição, mostramos a política como algo inerente à vida social e trazemos a construção política da interação das juventudes com a sociedade, o fazer a diferença no seu território, na sua cidade, através da política. Não estamos aqui abordando política partidária e sim a política como uma ação do diálogo, no bem comum social. Nossos convidados contaram como foram as suas trajetórias e os estudantes, um atualmente na Educação Básica da nossa rede e o outro egresso da rede estadual, que falaram sobre suas histórias de vida e sua relação política de intervenção social em suas cidades”.
 
Sobre os CIEs – Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.

Notícias Relacionadas