Projeto Alô Carnaval culmina em Grito de Carnaval

Localizado nos Barris, bairro vizinho ao miolo da folia, o Colégio Estadual Senhor do Bonfim (Cesb) promove seu Grito de Carnaval nesta terça, dia 1º de março, nos turno das aulas.  O evento, que faz parte do projeto Alô Carnaval, é resultado de um mês de atividades realizadas em cada disciplina, pelos mais de mil estudantes do 1º, 2º e 3º anos da unidade de ensino público do Estado. Animado por som mecânico, o baile contará com um concurso de máscaras entre os alunos.

“Professores, alunos e funcionários do Cesb buscam, com esse projeto, integração com a cultura brasileira e baiana a partir do trabalho feito em diversas áreas do conhecimento”, explica a vice-diretora Graça Souza. Os estudantes de artes contribuíram com a decoração da festa, confeccionando os adornos e as máscaras.

Já na disciplina de português, eles trabalharam com as letras de músicas do Carnaval que fazem referência às mulheres. Na sala de matemática, se debruçaram nas estatísticas da festa (número de visitantes, fluxo de foliões, etc.) e a turma de Inglês produziu uma cartilha com as expressões baianas mais usadas para facilitar a vida do turista.

Os estudantes de física, por sua vez, produziram material informativo sobre poluição sonora provocada pelos trios e os de biologia, sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, já os de química se ocuparam com o tema do combate às drogas lícitas e ilícitas. “Nas disciplinas de sociologia e filosofia, os alunos focaram questões como exclusão social e ética, e os de história, sobre a história do Carnaval”, completa a vice-diretora.