Projeto Conexões apresenta segundo episódio do “A gosto do rock: a história do rock”

Estudantes, professores e gestores dos Complexos Integrados de Educação (CIEs) – unidades da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) – compuseram o público que assistiu ao segundo episódio do “A gosto do rock: a história do rock”, temática apresentada pelo projeto Conexões - Estação do Saber, neste sábado (28). Gravada diretamente do Teatro Candinha Dórea, em Itabuna, a edição pode ser conferida no endereço bit.ly/3hCdodd, bem como na TV Educa Bahia, no dia 31 de agosto e 2 de setembro, quando será exibida, em parceria com a TVE.

O segundo episódio contou com as participações dos cantores Matheus Limeira, Ysi Duque e Larissa Profeta e das bandas Trirueiros, Pastilhas e Thiago 520.  “O rock, apesar da notória perspectiva rebelde, conta a história de grupos musicais que escolheram o estilo para expressar os sentimentos de oposição e repúdio a determinadas medidas tomadas pelo sistema social. Através do rock a juventude pode conhecer sobre os acontecimentos e os mais variados posicionamentos, principalmente o de se rebelar contra algo que desagrada. O rock é o mais expressivo e exagerado de todos os estilos musicais, por isso cabe tanto protesto dentro dele”, defendeu o vocalista da banda Anarkholy e multi-instrumentista Matheus Limeira.

O contrabaixista Bruno Souza das bandas Pucumã e Banttu Blues Bahia Band, que no Conexões acompanhou a cantora Larissa Profeta, falou sobre a importância de discutir a temática do rock junto aos estudantes. “É fundamental para a juventude estudar e conhecer a história do rock, pois, através dele, vemos a história do século XX em todas as suas nuances culturais, sociais, comportamentais, que, com seu espírito de contestação e criticidade, sempre foi vanguarda e pautou debates sobre os contextos em que estava inserido”.

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, falou sobre a importância de discutir a relevância do rock em todo o mundo.  “O programa ‘A gosto do rock’ é uma verdadeira aula de história, que retrata a diversidade do rock internacional, nacional e baiano. Sendo a representação de um contexto social de movimentos de protestos protagonizados pela juventude, o rock tem uma importância grande nesta geração que está ouvindo e fazendo rock. Os que se apresentaram vêm da rede pública, que contribuiu para a sua formação artística”.

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.