Projeto que valoriza patrimônio cultural do Dique Pequeno será apresentado durante o #Transformaê

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio Estadual Victor Civita, localizado na comunidade do Dique Pequeno (Vasco da Gama), em Salvador, realizam, nesta quinta-feira (21), a apresentação dos resultados do projeto “Viva Comunidade, Comunidade Viva”, durante a segunda edição do #Transformaê – Virada educacional da Bahia. A ação, tem o objetivo de proporcionar a ressignificação da escola para a comunidade, despertar o sentimento de pertencimento, motivar os educandos para a preservação do patrimônio público e contribuir para a formação de sujeitos conscientes, integrantes e atuantes dentro da sua comunidade.

Para o evento a unidade preparou uma série de atividades que envolve toda a comunidade e convidados. Entre as intervenções estão palestras, oficinas de flores e pipas, debates e apresentações de dança, do grupo Lavadeiras do Dique, da percussão da escola e do ‘Samba Neguinho’, comandado por um pai de estudante da unidade. Além das apresentações dos alunos do Eixo VII, que criaram o hip hop “VIVA Comunidade”, canção que aborda as dificuldades enfrentadas pela comunidade e a importância das fontes históricas de água, localizadas no entorno da unidade.

A diretora do colégio, Rodrenice Borges, conta que está ansiosa para o evento e espera contar com a participação de toda a comunidade. “Estou ansiosa e feliz para receber todos os pais, mães e responsáveis dos estudantes, assim como, a comunidade do entorno na escola. Acho que a grande festa será a tarde, na hora do samba. Nós precisamos que a comunidade adquira confiança na escola e veja que os filhos deles estão sendo bem cuidados. Estamos trabalhando muito para que os projetos Comunidade Viva e o Transformaê deem certo”, pontua.