Psicóloga da SEC dialoga com educadores de Salvador sobre ressignificação da volta às aulas

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), através do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, realizou, nesta terça-feira (20), mais uma oficina sobre temas voltados para a saúde mental dos educadores, estudantes e funcionários das escolas e dos integrantes de Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Os beneficiados foram os professores do Colégio Estadual Josias de Almeida Melo, localizado em Salvador, que discutiram sobre o tema "Ressignificando a volta às aulas”. A atividade foi ministrada pela psicóloga Débora Santos, que integra a equipe de profissionais da SEC.

Para a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, o programa cumpre um papel ainda mais estratégico de atenção à saúde e valorização dos profissionais da Educação. "Ao longo de toda esta pandemia, nossas equipes estudaram e escolheram temas importante para este diálogo com os nossos educadores e profissionais da Educação. Entendemos que a abordagem de questões como saúde mental é muito necessária, porque a dimensão também é a da escuta e do afeto permeando as relações de trabalho e as relações humanas como um todo e isto se faz cada vez mais necessário neste processo de enfretamento ao novo Coronavírus", afirmou.

Para a psicóloga Débora Santos, é importante possibilitar aos profissionais da Educação momentos de acolhida para tratar de temas que os cercam. “Hoje, falei acerca de ressignificar a voltas às aulas, indo à essência do conceito de construir novos significados aos acontecimentos, aos sentimentos e a si mesmo, diante do contexto vivenciado, passando por caminhos que envolvem o real e o ideal de cada um na busca pela construção de possíveis estratégias para se posicionar de forma positiva, mesmo diante da dificuldade. Além disso, ressaltei a necessidade de cuidar da saúde mental, se deparando com o sentido que cada um carrega. Afinal, só há aprendizagem, quando há sentido”, destacou.

A professora Yonara de Oliveira disse que a abordagem do tema foi significativa. “Ressignificar nossas ações e práticas, neste momento desafiador, é essencial. Excercitar o autocuidado e o cuidado com o outro são práticas importantes. A oficina nos proporcionou este momento de se olhar e olhar para o outro com carinho”, afirmou.

Agenda – Na quinta-feira (22), às 15h30, os professores do Colégio Estadual de Barreirinhas, em Barreiras, participam da oficina “Ansiedade, estresse e tempo para o autocuidado”, e às 16h, os professores do Colégio Estadual Martinho Salles Brasil, em São Francisco do Conde, conferem a oficina “Autocuidado físico e mental”. No mesmo dia, em dois horários - às 14h e às 19h30 -, será a vez dos estudantes do Colégio Estadual Dom Climério Almeida de Andrade, em Vitória da Conquista, participarem da oficina, cujo tema é “Ressignificando a volta às aulas”.

Além das oficinas, o programa também realiza atendimento psicológico on-line individualizado para professores e servidores da rede estadual de ensino, que podem solicitar horário, através do e-mail saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br. Para isso, é necessário informar a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que o interessado está lotado. Após a solicitação via e-mail do agendamento, o servidor é direcionado a um psicólogo para o atendimento, que é realizado por telefone, WhatsApp ou pelo Google Meet, com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da agenda.

Sobre o programa - O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, desenvolvido pela Superintendência de Recursos Humanos (SUDEPE) da SEC, tem a proposta de reabilitar, prevenir e promover a saúde do docente, prestando assistência e apoio a esses profissionais no desempenho de suas atividades. O programa vem promovendo, ainda, campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB).