Receitas juninas incrementam cardápio das escolas estaduais

Foto: arquivo
É impossível pensar no período de São João sem associá-lo ao forró e às comidas típicas que enchem os olhos e aguçam o paladar. Nesta época em que as escolas estaduais comemoram as tradições culturais da Bahia, a coordenação de alimentação escolar da Secretaria da Educação do Estado ensina algumas receitas que incrementam o cardápio das escolas, agregando maior valor nutricional e conferindo o sabor regional à alimentação escolar. Entre as receitas estão o bolo de aipim e o biscoito com amendoim, que são fáceis de fazer e tendem a agradar a todos os gostos.

A nutricionista da SEC, Claudine Pires, disse que estas receitas, além de serem tradicionais, são nutritivas e, além disso, irão contribuir com as cadeias produtivas locais, pois a proposta é aproveitar, cada vez mais, os itens da Agricultura Familiar. “Nosso foco é retirar, cada vez mais, os industrializados das escolas e ampliar o cardápio da alimentação escolar com produtos da Agricultura Familiar, como é o caso do amendoim, do milho, do mel, do coco ralado e tantos outros. Isso agrega valor nutricional, cultural e econômico também porque movimenta a economia regional”, afirmou.

Em algumas unidades da rede estadual de ensino, os próprios estudantes já desenvolvem deliciosas receitas, tendo como base os produtos da Agricultura Familiar. É o caso dos estudantes do curso técnico em Alimentos, do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais (CEEP) Pio XII, localizado em Jaguaquara (a 336 km de Salvador), que participam,  anualmente, do projeto “O milho nosso de cada dia”, que teve como objetivo fomentar a prática culinária, aproveitar a época para valorizar as tradições juninas, bem como incentivar o empreendedorismo entre os estudantes.

Durante as oficinas, os futuros técnicos de nível médio aprenderam quais são os ingredientes necessários e como fazer canjica, pamonha, suco de milho, trufas e bombons de milho, além do tradicional bolo de milho, delícias muito apreciadas neste período do ano. Entre as delícias está o bolo de milho verde.

Para fazer em casa, anote as duas delícias para o São João.

- Bolo de Aipim
Ingredientes
1 kg de aipim (mandioca ou macaxeira)
3 xícaras (chá) de açúcar
100 g de manteiga
200 ml de leite de coco
100 g de coco ralado natural
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de leite
3 ovos
1 colher (sopa) fermento em pó

Modo de Preparo:
Descascar o aipim, lavar com água corrente e ralar, usando um ralador grosso. Bater as claras em neve e adicionar as gemas. Acrescentar o açúcar, o aipim (cru, ralado e extraída o líquido), e o coco ralado. Misturar levemente e juntar a margarina, o sal e o fermento. Depois, despejar o creme em uma forma redonda e untada com margarina e farinha de trigo, assar em forno pré-aquecido, a 230ºC, por uns 45 minutos ou até que, colocando o palito, ele saia limpo. Espere esfriar e pode ser servido com suco de polpa natural, achocolatado ou café com leite.

- Biscoito de coco com amendoim sem farinha
Ingredientes
1 xícara de coco seco ralado
1/2 xícara de amendoim torrado (ou substitua por castanhas)
1 ovo
4 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de óleo de coco (meça derretido)
1/2 colher de chá de sal
1 colheres de chá de canela
1 colher de chá de gengibre em pó (opcional)

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no multiprocessador ou no liquidificador, até que forme uma massa uniforme e grudenta. Depois, transfira para uma bacia e adicionar os demais ingredientes e mexa primeiro com uma colher e depois com as mãos. Forre uma forma com papel manteiga e unte com um pouco de óleo. Unte as mãos com um pouco de óleo, pegue uma porção de, aproximadamente, uma colher de sobremesa de massa e modele com as mãos formando uma bolinha. Depois de formar a bolinha, modele apertando a massa entre as mãos para deixar o biscoito fino. Ajuste com os dedos para deixar as beiradas mais redondas. Coloque os biscoitos na forma sobre o papel manteiga untado. Estes biscoitos não crescem e nem espalham muito enquanto assam. Leve para assar em forno baixo preaquecido à 160ºC de 15-20 minutos. Os biscoitos precisam estar dourados. Quando você retirar os biscoitos do forno eles estarão ainda um pouco macios, mas, conforme eles esfriam, endurecem.

- Bolo de milho verde
Ingredientes:
3 espigas grandes de milho verde
50 g de manteiga
1 pitada de sal.
1 colher (sopa) de fermento em pó
¼ xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
1½ xícara (chá) de açúcar
3 ovos

Modo de preparo:
Bata no liquidificador o leite, os ovos e os grãos do milho cozido, depois adicione a manteiga derretida e acrescente, aos poucos, a farinha de trigo e o sal. Depois coloque em uma tigela e acrescente o fermento e misture bem. Depois coloque em uma forma untada e leve ao forno até assar.