Rede estadual reinicia ano letivo com foco no Enem e projetos estruturantes

Mais de 980 mil estudantes da rede estadual retornaram às salas de aula nesta segunda-feira (14/7) após o recesso do meio do ano. Destes, mais de 188 mil estão cursando o 3ª ano, e, portanto, poderão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos próximos dias oito e nove de novembro. Para estas turmas, as unidades escolares têm como foco ações extracurriculares voltadas à preparação para o exame, como simulados, revisões e aulões de reforço. Os alunos ainda contam com mais de três mil conteúdos educacionais digitais complementares disponibilizados clicando aqui.

“As atividades relacionadas ao Enem são realizadas durante todo o ano, mas são intensificadas no segundo semestre. Além disso, são desenvolvidos nas escolas outros projetos estruturantes que dinamizam o ambiente escolar nas áreas de arte, cultura e esporte, entre os quais o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), o Artes Visuais Estudantis (AVE) e o Tempos de Arte Literária (TAL). Esses projetos ajudam os alunos a trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar, promovendo a interatividade dos estudantes e fortalecendo a aprendizagem”, afirmou Eliana Carvalho, diretora de Atendimento à Rede Escolar da Secretaria da Educação do Estado.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Estudantes motivados – No Colégio Estadual Governador Roberto Santos, no bairro do Cabula, em Salvador, o clima era de expectativa entre os alunos. Caroline Costa Cintra, 17 anos, 3º ano, disse que está concentrada nos estudos. “Estou muito focada para o Enem. Nessas férias, estudei em casa, revisei vários assuntos, li bastante. Quero muito ser fisioterapeuta. Estou totalmente empenhada”, considerou.

A unidade, que atende um total de 2.220 alunos do ensino médio regular, da educação profissional e da educação de jovens e adultos, prepara novidades para o Enem. “Nos aulões de reforço, teremos a participação de professores de diferentes disciplinas interagindo com os estudantes, o que tornará a atividade muito mais estimulante”, disse o diretor da unidade, Adson Moradillo da Silva. O gestor ressaltou, também, a realização da Ginkana Interativa e Cultural, em outubro, e a Semana da Consciência Negra, em novembro, além dos projetos estruturantes da Secretaria da Educação.

Já no Colégio Estadual David Mendes Pereira, no bairro de Pau da Lima, o Se Liga no Enem, iniciado em 2013, será reeditado com simulados e aulões especiais com a participação de professores da unidade e convidados, conforme enfatizou o diretor Otacimar Souza Cardoso. “Vamos dar continuidade ao projeto, aos sábados, visando contribuir na preparação dos nossos estudantes para o exame”, disse.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Geekie Games – Para estimular ainda mais o interesse dos alunos da rede estadual pelo Enem, a Secretaria da Educação do Estado firmou parceria com o Geekie Games, uma plataforma gratuita, de aprendizado adaptativo, credenciada pelo Ministério da Educação. Com a iniciativa, o estudante faz uma avaliação diagnóstica e recebe um plano de estudos personalizado baseado em seu perfil de aprendizado. Por meio de aulas disponíveis na própria plataforma, o aluno pode ir completando seu plano de estudos. Cada aluno terá acesso à ferramenta por meio do endereço www.geekiegames.com.br.

Matrícula – Aqueles estudantes que desejam mudar de escola ainda podem realizar a troca. Para isso, os interessados devem solicitar à sua unidade atual o documento de transferência e levá-lo à escola na qual deseja estudar e efetuar a nova matrícula.