'Respeita as Mina' integrará ações do projeto Grafitaê

Durante o lançamento do 'Grafitaê: Escola conta e pinta a sua história', nesta quarta-feira (10/05), na Escola Estadual Helena Matheus, em São Cristóvão, Salvador, foi divulgado que o projeto da Secretaria da Educação da Bahia será desenvolvido em parceria com as campanhas da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), ‘Respeita as Mina’ e ‘Quem ama, abraça’, que são voltadas para o enfrentamento e combate à violência contra as mulheres.

A informação foi dada pelo superintendente de Políticas para o Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educação, Ney Campello. Segundo ele, os projetos das duas pastas tem muita coisa em comum e é preciso destacar a importância em serem trabalhados juntos nas escolas estaduais.

Durante o evento, o secretário da Educação, Walter Pinheiro destacou como o projeto pode auxiliar no trabalho pedagógico nas escolas. “O Grafitaê é um movimento que deve contagiar diversas escolas da nossa rede, onde estamos mostrando à população que é possível expressar com arte aquilo que se aprende na sala de aula. E que de certa forma vamos combinar com outros fatores como a música, a dança, a matemática e a ciência, além da possibilidade de contar a história dos estudantes, fortalecendo sua identidade”, ressaltou.

O Grafitaê chega com o intuito de promover o empoderamento juvenil através do incentivo à liberdade de expressão, criatividade e interação com o grafite dentro do ambiente escolar. Até o final deste ano, 270 escolas estaduais receberão o projeto. Serão escolhidas 10 escolas de cada um dos 27 territórios de identidade da Bahia. Em 2018, mais 270 escolas atendidas.

Presente no evento, a secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Julieta Palmeira, elogiou a iniciativa e declarou que “está no leito da educação promover e incentivar a expressão dos estudantes das várias formas”.

*Com informações da Superintendência de Políticas para as Mulheres