Revisões e técnicas de relaxamento marcam véspera do ENEM

Na contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nestes sábado e domingo (5 e 6), diversas escolas da rede estadual estão realizando aulões e atividades que contribuam para revisar conteúdos e ao mesmo tempo reduzir a ansiedade que antecede os dias de prova. No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, no bairro dos Barris, em Salvador, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio tiveram revisão de Redação, nesta quinta. Os alunos do Colégio Estadual Padre Palmeira, em Mussurunga, na capital baiana, também tiveram aulão de Redação, bem como de Produção de Texto. Já no Colégio Estadual Raphael Serravalle, no bairro da Pituba, os estudantes tiveram aula de relaxamento mental, com uma professora de Yoga.

Convidada para ministrar o aulão no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, a professora de Redação e Língua Portuguesa Maria das Graças Souza atraiu um grande número de estudantes, no auditório da escola. A educadora destacou que a prova de Redação do ENEM tem  competências, que são pontuadas de 0 a 200 pontos. “Para fazer uma boa redação, o candidato deve ter o domínio da Língua Portuguesa, lembrando que, este ano, será exigido o uso da nova ortografia na Redação. Portanto, as regras têm que estar afiadas, principalmente no que se referem à pontuação e ao uso do hífen. Mas, sobretudo, o estudante deve estar atento para não fugir do tema porque, se isto acontecer, a Redação é zerada”, orienta.

Outra competência ligada à Redação, relatou a professora Graça, diz respeito ao poder de argumentação no texto. “O aluno deve ter argumentos convincentes no desenvolvimento do texto e aproveitar para fazer interferências, ou seja, o aluno deve dar soluções aos problemas. Se ele está escrevendo, por exemplo, sobre mobilidade urbana, deverá apontar as causas para o problema e ser propositivo, apontando as soluções para resolvê-lo”, explica. Não ferir os Direitos Humanos é outra questão importante para quem vai fazer a prova do ENEM. “Isto significa ter o cuidado com pensamentos racistas, homofóbicos. Se o tema, digamos, for sobre violência, o candidato jamais deverá escrever: a polícia tem mesmo é que dar porrada nos delinquentes...”.

Expectativas
Na reta final para a prova do ENEM, Luana Santos, 17 anos, do Colégio Senhor do Bonfim, está dedicada aos estudos carregando o sonho de entrar em uma faculdade de Fisioterapia. “Considero os aulões um reforço muito importante para quem está com o objetivo de fazer boas provas. Claro que a preparação é o ano todo: temos que ler muito e ficar atentos ao que está acontecendo no mundo porque a Redação sempre pede um tema contemporâneo. Mas acho estas últimas dicas essenciais para nos dar mais segurança. Minha expectativa é bem positiva”, declara.

A colega Amanda Silva, 18 anos, gostaria que os aulões para o ENEM fossem realizados durante todo o ano por considerá-los importantes para aumentar os conhecimentos. “Mas cada um tem que fazer a sua parte, buscar ler bastante e buscar se inteirar dos possíveis temas da Redação. Estou apostando em mobilidade urbana, neste ano”, diz.

O diretor do Senhor do Bonfim, Jener Freire, acredita que a escola tem um papel importante no incentivo aos alunos a fazerem as provas do ENEM como uma porta para entrar no Ensino Superior. Pelos corredores da unidade, os estudantes do 3º ano perguntam qual o seu palpite sobre o tema da Redação, este ano. O gestor arrisca: “Acho que, pelo momento político que o país vive, a temática deverá se voltar a questões da ética na política, da governabilidade, da corrupção”.

Revisões
No Colégio Estadual Padre Palmeira, também foi realizado, nesta quinta, um aulão de Redação e de Produção de Texto. O diretor do colégio, Flávio Oliveira, destacou que é importante trazer convidados que acrescentem ainda mais aos conteúdos já trabalhados pelos professores durante o ano letivo. Por isso, a atividade contou com a participação da mestra em Literatura Naynara Tavares. Também foram realizadas palestras com os temas: ‘ENEM, estratégias e dicas para realizar uma boa prova’ e ‘ Seja quem você quiser ser", com o professor e Coach, Mozart Estrela. Os estudantes também participaram de uma sessão de Mindfulness, uma técnica de atenção plena que influencia positivamente na maneira como lidamos com os desafios cotidianos.

No Colégio Estadual Raphael Serravalle, onde as revisões do conteúdo vêm acontecendo no horário das aulas, os estudantes assistiram nesta quinta, uma palestra sobre técnicas de relaxamento com o tema ‘ Atitude mental e emocional para as provas’, ministrada pela professora de Espanhol e Inglês, Sônia Magalhães. Ela, que atua também como professora de Yoga e fisioterapia, deu várias dicas de relaxamento e concentração. No Senhor do Bonfim, as aulas de revisão continuam nesta sexta, no auditório da escola, nos dois turnos, começando às 9h e às 14h, com aulas de Biologia e História.

Veja os colégios que terão atividade
  • Colégios com atividades preparatórias nesta semana
  • Colégio Estadual Raphael Serravalle
  • Colégio Estadual Padre Palmeira - Aulão de Redação e de Produção de Texto, na quinta-feira (3), às 14h30.
  • Colégio Estadual Senhor do Bonfim - Revisões na quinta-feira (3), com aulas de Matemática e Química, e na sexta-feira (4), de Biologia e Física.
  • Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos - Orientações sobre Redação e produção textual durante toda a semana