Revista em quadrinhos será distribuída nas escolas estaduais para reverenciar legado de Ruy Barbosa

Foto: Amanda Chung

O legado de Ruy Barbosa – desde a infância do aluno prodígio à sua trajetória como jurista, diplomata, jornalista, escritor e político em defesa da abolição da escravatura e outras causas populares – chegou em formato de gibi às mãos de estudantes e professores da rede pública de ensino. É que a comunidade escolar estadual, representada por cerca de 200 alunos, participou do relançamento da revista em quadrinhos “Ruy – do sonho à realidade”, nesta quarta-feira (24), no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus do Cabula. Didática e lúdica, a publicação é resultado de uma parceria entre o Instituto Rui Barbosa, o Tribunal de Contas da Bahia, o Tribunal de Contas dos Municípios, a Secretaria da Educação do Estado e o Governo da Bahia.

Presente ao evento, a secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, falou sobre a importância de trazer a história de Ruy Barbosa para a rede estadual, através de uma revista em quadrinhos. "Faz muito sentido para a nossa juventude este material. Ruy Barbosa é uma personalidade baiana que inspira e alguns pontos de sua história são muito aderentes à Educação. Um deles é a própria Educação, enquanto fator revolucionário, libertador. O outro ponto é o valor que ele deu às Ciências e, por último, a sua defesa pela liberdade e pelo respeito entre os povos. Trazer a história de Ruy em 2023, que é o ano em que celebramos os 200 anos de legado da participação da Bahia na Independência do Brasil, tem tudo a ver com a nossa identidade".

Alana Lima, 15, estudante do 1° ano do Colégio Professora Maria Bernadete Brandão, localizado na Estrada das Barreiras, em Salvador, disse que está animada em ler a história de Rui Barbosa em quadrinhos. "Achei muito interessante a ideia de conhecer melhor o legado dele através de uma linguagem que é mais fácil para nós, jovens, compreender".

A aluna Isabelle Conceição Ramos, 18, do Colégio Estadual de Educação, Inovação e Formacao (CEEIFOR), no Cabula, também gostou da iniciativa. "Não conheço muito a história de Ruy Barbosa, mas sei que foi um homem público muito importante para o nosso país. Agora, terei a oportunidade de saber tudo da sua trajetória em história de quadrinhos. Vai ser interessante a leitura".

O vice-presidente de Auditoria do Instituto Ruy Barbosa (IRB) e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Inaldo Araújo, contou para os estudantes e as autoridades presentes sobre a iniciativa da revista em quadrinhos. "A grande sacada deste trabalho foi contar a história de Ruy menino, buscando retratar também outras figuras de sua época, como Castro Alves e Gregório de Matos. E nada melhor falar sobre a trajetória dele para o público maravilhoso, que são os estudantes da rede estadual. Os 200 alunos aqui presentes receberam um exemplar da revista impressa e os demais da rede vão receber esta publicação, que foi feita com muito carinho pelo Tribunal de Contas, com a parceria do governo do Estado, aqui representado pela secretária  Adélia Pinheiro, uma parceira de primeira mão. Educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo, como nos disse o grande educador Paulo Freire".

O evento contou com a participação de estudantes músicos do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, que atuam no Grupo Neogibá, e da cantora Keila Sodré, ex-aluna do Colégio Estadual Senhor do Bonfim. O texto e roteiro da HQ são assinados pelo jornalista Chico Castro Jr. e as ilustrações, pelo cartunista Gentil. Lançada oficialmente durante o VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, em março deste ano, por ocasião do centenário de morte do homenageado, a publicação é uma ferramenta de arte-educação de apoio às atividades didáticas, em escolas públicas e privadas do Estado da Bahia e em ações de estímulo ao exercício da cidadania. A revista pode também ser acessada via QR-CODE, impresso nos marcadores de páginas, e também no Portal do TCE – www.tce.ba.gov.br, na aba Publicações.