Romance publicado em braile é doado para a distribuição em escolas da rede estadual

O escritor Maviael Melo esteve, nesta segunda-feira (17), na Secretaria da Educação do Estado (17) para presentear a rede estadual de ensino com 100 exemplares da sua nova obra: “O espelho dos girassóis”. O livro, que também possui uma versão em braile, é um romance com 158 páginas que conta a história de uma personagem marcada pela opressão, cuja narrativa apresenta a sua análise diária ao dialogar e se observar diante de um espelho. A publicação tem a capa e ilustrações do cartunista Cau Gomez e foi realizada com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura (SECULT) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), via Lei Aldir Blanc.

“O espelho dos girassóis'' é um romance que nasceu durante a pandemia. Conta a história de uma mulher conversando com ela mesmo, através de um espelho. É um livro que passeia em seu passado e remete aos tempos atuais. A obra propõe refletir sobre o que somos, onde estamos e o que queremos fazer. Diante da análise, a personagem vai se encontrando e se refazendo diariamente com os anseios, medos e sonhos que ela carregava. "O livro é um espelho de cada um. Cada leitor vai lê-lo e entender de uma forma a depender de como está se sentindo“, explica Maviael.

Para Manoel Calazans, superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar da SEC, o estilo literário de Maviael e sua obra possuem total aderência com os diversos projetos de leituras disponíveis nas escolas estaduais. “A literatura nordestina, o cordel e a fala do povo do nordeste estão presentes em seus textos. São traços que agregam conhecimento e fortalecem a identidade dos estudantes. Estamos felizes e gratos por termos mais uma obra desta qualidade, que será disponibilizada para compor o acervo de cem escolas estaduais nas suas bibliotecas escolares”.

De acordo com Marlene Cardoso, coordenadora da Educação Especial da SEC, a publicação veio para agregar entre os estudantes baianos e, em especial, os cegos. “É muito importante termos publicações acessíveis em braile. As obras são fundamentais para o fortalecimento da inclusão e da autonomia dos estudantes cegos e com baixa visão. Os livros adaptados se configuram como uma porta de entrada para o acesso ao conhecimento, respeitando as potencialidades e habilidade inerente a cada deficiência”.

Maviael Melo irá lançar oficialmente a obra com uma live literária, no dia 20 de maio, às 20h, no canal do Youtube do artista (https://bit.ly/3bxoQCU). O momento contará com a participação dos artistas Ana Barroso, João Sereno e Alisson Menezes, que vão conversar sobre o tema do livro, que faz uma viagem aos labirintos do passado, do presente e do futuro. Para o autor,  o texto realiza um diálogo com a perspectiva do reflexo de cada um, propondo uma reflexão sobre o que vemos e o que fazemos diante do nosso reflexo.

Sobre o autor

Maviael Melo é poeta e cantador. Pernambucano de Iguaracy, vive em em Salvador desde 2005.  Além do Espelho dos Girassóis, é autor do "Cordel das águas", "CIclo", "Áries da canção" e do CD "Entre a ponte dos sonhos".  O artista já se apresentou em diversas cidades de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo, suas apresentações são recheadas de poesias e cordéis.