Rui anuncia construção de nova escola e ampliação do CETEP do Sisal, no município de Serrinha

O governador Rui Costa, acompanhado pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, anunciou, nesta segunda-feira (13), durante agenda de entregas em Serrinha, a construção de uma nova unidade escolar da rede estadual de ensino e a ampliação do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Sisal, ambos no município. A iniciativa faz parte da requalificação da rede física escolar que está sendo realizada pelo Governo do Estado.

As novas unidades escolares que estão sendo construídas têm moderno projeto arquitetônico com salas de aula, laboratórios e quadras poliesportivas cobertas, dentre outros equipamentos. “O investimento em obras nas escolas é superior a R$ 1 bilhão. Estamos falando de escolas mais modernas, que proporcionam melhores condições de aprendizagem aos estudantes e que irão servir à comunidade, potencializando a arte, a cultura e o esporte nos locais onde estão inseridas”, afirmou o secretário Jerônimo Rodrigues.

Durante a passagem pelo CETEP do Sisal, o governador conversou com os estudantes dos cursos técnicos de nível médio sobre a importância da vacina contra o novo Coronavírus e tirou dúvidas. “Graças a Deus estamos avançando agora já para a terceira dose para pessoas acima de 60 anos e na vacinação de jovens acima de 12 anos. A vacina não consegue impedir que as pessoas se contaminem, o que ela consegue é impedir que as pessoas agravem para ir para o hospital e para a UTI e isso que é o mais importante. O que a gente quer é isso, que a doença não precise levar ninguém para o hospital”, explicou Rui. O estudante Mateus Souza, 2º do curso de Edificações, ouviu atendo às orientações do governador. “Eu achei legal. O governador respondeu as minhas dúvidas e fiquei muito satisfeito”.

Durante a passagem pelo CETEP do Sisal, o governador conversou com os estudantes dos cursos técnicos de nível médio sobre a importância da vacina e tirou dúvidas. “Graças a Deus, estamos avançando agora já para a terceira dose para pessoas acima de 60 anos e jovens acima de 12 anos. A vacina não consegue impedir que as pessoas se contaminem. O que ela consegue é impedir que as pessaos se agravem e tenham que ir para a UTI e isso que é o mais importante. O que a gente quer é que a doença não precise levar ninguém para o hospital”, explicou Rui. O estudante Mateus Souza, 2º do curso de Edificações, ouviu atendo às orientações do governador. “Eu achei legal. O governador respondeu as minhas dúvidas e fiquei muito satisfeito”.

No município, Rui Costa inaugurou a 21ª policlínica entregue pelo governo do Estado, totalizando mais de R$ 29,1 milhões de investimento, entre outras obras, equipamentos e veículos, que atendem a 500 mil habitantes de 14 municípios da região centro-leste da Bahia. Ao todo, 391 dos 417 municípios baianos já têm acesso a policlínicas, que realizam gratuitamente os exames solicitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Serrinha, Rui, acompanhado pela secretária estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim, afirmou que outros pequenos procedimentos cirúrgicos devem ser incluídos entre os serviços oferecidos pelas policlínicas. “Nós estamos zerando a fila de tomografia, de ressonância e de outros exames onde implantamos as policlínicas e vamos aumentando a eficiência da nossa gestão. Agora, nós estamos contratando alguns procedimentos para fazer na própria policlínica. Além do diagnóstico na Oftalmologia, por exemplo, como a policlínica está habilitada para pequenas intervenções, nós vamos contratar o serviço para fazer os procedimentos na própria policlínica, inclusive de catarata, para não precisar remeter o paciente para outro lugar. Então, nós vamos introduzir alguns procedimentos que podem ser feitos na própria policlínica, já que estamos com a rede montada”, disse.

As policlínicas são construídas e equipadas com recursos estaduais. Durante a operação da unidade, o Estado participa com 40% do custeio e os outros 60% são financiados pelos municípios consorciados, de acordo com a sua população. O Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Serrinha reúne os municípios de Araci, Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Lamarão, Monte Santo, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia e Valente.

Saiba mais: https://bit.ly/3lr9R1M

*Com informações da SECOM/Raul Rodrigues