Rui Costa entrega reforma e cobertura de quadra poliesportiva no colégio estadual em Riacho de Santana

Em agenda, nesta sexta-feira (5), no município de Riacho de Santana, o governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, realizou a entrega da reforma e cobertura da quadra poliesportiva do Colégio Estadual Sinésio Costa. Na oportunidade, os gestores ainda visitaram as instalações e dialogaram com a comunidade sobre assuntos relacionados às demandas da unidade escolar. Com esta, o governador chega a 464 unidades escolares visitadas na sua gestão.

A reforma e cobertura da quadra poliesportiva do Colégio Estadual Sinésio Costa contou com um montante superior a R$ 511 mil. O serviço envolveu a colocação de estrutura metálica da cobertura; telha metálica; telha translúcida; alvenaria em bloco cerâmico; e fundação em concreto armado; além da pintura da estrutura metálica. "Esta é mais uma entrega que fazemos com alegria e que só ressalta o compromisso do governador Rui Costa com a Eduacação. O equipamento vai ser muito aproveitado e contribuirá para a aprendizagem dos nossos estudantes", afirmou o secretário Jerônimo Rodrigues.

A diretora da escola, Rosimêre Marques, destacou a importância da entrega da quadra com o espaço requalificado. “É um momento histórico para a comunidade escolar receber a visita do governador com a oportunidade de recebermos uma quadra nova que estava bem deteriorada. Somos a escola com maior IDEB do território e com, aproximadamente, mil estudantes podemos aperfeiçoar ainda mais o aprendizado dos estudantes”.

Para a estudante do 2º ano do Ensino Médio, Alice Graziella Seixas, que também é representante do Colegiado Escolar, o novo equipamento vai ser fundamental para as práticas esportivas e culturais da escola. “É muito importante para a comunidade escolar ter um espaço qualificado para podermos utilizar na nossa aprendizagem. E ficamos muito felizes com essa passagem do governador e do secretário dialogando com a gente", disse.

O estudante Luís Costa, do 2º ano do Ensino Médio, ficou satisfeito com a nova quadra e confessa que já tem planos para o novo equipamento. “Vou jogar futebol, vôlei, basquete e ainda quero aprender handebol, um esporte que ainda não tive contato”, contou.

Outras ações - Com o investimento de R$ 9,8 milhões na ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SSA) de Riacho de Santana, o Governo do Estado garantiu 100% de cobertura na sede da cidade.

“Hoje, estamos entregando aqui em Riacho de Santana obras com um investimento de quase R$10 milhões em adutoras, redes de distribuição, nova estação e novo reservatório de água tratada. Além disso, anunciamos mais um investimento significativo na área de abastecimento para a cidade e outros municípios da região”, destacou Rui.
Executada pela Secretaria de Infraestrutura e Saneamento Hídrico do Estado (SIHS), via Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), a ampliação do sistema de abastecimento incluiu a instalação de 22 quilômetros de rede e mais de 700 novas ligações domiciliares.

A intervenção assegurou regularidade no abastecimento, água de qualidade e quantidade suficiente, proporcionando melhorias na vida de cerca de 15 mil pessoas. Para que isso ocorresse, a Embasa construiu novas estruturas no SAA de Riacho de Santana, a exemplo da câmara de águas, estação elevatória, estação de tratamento de água, captação, estação de tratamento de efluentes e de um novo reservatório de 500 mil litros.

“A estação que havia não tinha capacidade de tratamento, principalmente no período de chuva. Atualmente, com a nova estrutura, a água está sendo tratada em conformidade com a portaria existente, inclusive com o tratamento adequado dos resíduos. Além disso, foi feito um trabalho de educação sanitária, ambiental e social com a comunidade, visando o uso racional do recurso natural”, destacou a diretora de Empreendimentos da Embasa, Rita Bonfim.

Autorização

Ainda na oportunidade, o governador Rui Costa assinou uma ordem de serviço que autoriza a SIHS a iniciar as obras de 23 sistemas de abastecimento, beneficiando 66 localidades de Riacho de Santana e outros 10 municípios das adjacências. Quando concluídos, os sistemas somarão um investimento superior a R$ 23 milhões.

Com informações da SECOM