Sátiro Dias recebe R$ 18 mi em obras do Estado para infraestrutura e em investimento para educação

No domingo (26), após cumprir agenda na cidade de Mirangaba, o governador Jerônimo Rodrigues esteve no município de Sátiro Dias, para entregas e inaugurações de obras do Governo do Estado. Além da pavimentação de 26 quilômetros da BA-233, no trecho entre Sátiro Dias e o entroncamento da BA-084, teve também a entrega de uma van escolar para atender aos estudantes da zona rural.

Este veículo faz parte do lote de 54, que foram entregues no último dia 20, em Salvador. Aluno do 2º ano do Ensino Médio no Colégio Democrático Estadual Professor Edgard Santos, Murillo Santana já faz uso do transporte escolar, por meio de um outro veículo anteriormente cedido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), e considera a importância do equipamento para o bom desempenho educacional.

“A van escolar nos proporciona melhor conforto para chegar até a escola. Como por exemplo, esse veículo é bem mais acolchoado, ele tem ar-condicionado, muitos benefícios. Então eu acredito que mais uma van escolar entregue hoje auxiliará muito no desenvolvimento da educação de Sátiro Dias”, declarou o estudante, antes de comemorar uma outra conquista: o anúncio da construção de uma nova sede para a escola onde estuda.

O prefeito Pedrito considera as obras de infraestrutura fundamentais para a cidade. “Esta estrada que se estende até Biritinga é importantíssima porque atende a nossa população, nosso povo, atende toda região. Sátiro Dias é um município que está produzindo muitas culturas irrigadas, como milho, feijão, melancia, goiaba, abóbora, banana, limão, laranja. Então nós precisamos de estradas boas para a nossa população ir e vir, além de escoar nossa produção. Inclusive daqui saem containers de limão para outros países”.

O deslocamento entre as cidades de Sátiro Dias, Inhambupe, Biritinga e Nova Soure passa a ser muito mais seguro e rápido com a entrega da pavimentação da rodovia, em que foram aplicados recursos da ordem de R$ 18 milhões. A produtora rural Franci Carla transita pela estrada várias vezes durante a semana, levando hortifrúti da fazenda para os pontos de comercialização. De acordo com ela, a obra facilita o transporte de pessoas e escoamento da produção, movimentando a economia da região. “Para a gente, que é morador de Sátiro Dias, para ir para Serrinha, Feira de Santana, agora a estrada está muito boa. A diferença é muito grande. A qualidade de vida para a gente está outra coisa. Está muito boa”.

A obra de pavimentação entregue também contempla o acesso ao Povoado de Água Mineral. Essa obra foi coordenada pela Secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra), através da Superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT). Ainda como parte do processo de melhoria da mobilidade urbana, foi dada por entregue pavimentação, em paralelepípedo, de cinco ruas do povoado de Pau de Leite. Os serviços foram executados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com valor investido de R$ 455 mil.

Em sua segunda visita ao município, enquanto governador, Jerônimo destacou a importância dos recursos investidos pelo Estado em Sátiro Dias. “A Seinfra realizou um investimento importante aqui para que pudéssemos chegar até a direção de Biritinga, Serrinha, Feira de Santana ou Valente, onde quer que seja, a estrada leva desenvolvimento: é uma ambulância que passa, tem uma viatura, é um carro de estudante, é um carro levando produção e trazendo produção”, enfatizou o chefe do Executivo.

Novos investimentos

Como forma de marcar a presença do Estado na cidade, oferecendo melhores condições de vida para os moradores, Jerônimo autorizou a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), a construir uma areninha society no município. Já a SEC foi autorizada a construir uma nova unidade escolar para sediar o Colégio Democrático Estadual Professor Edgard Santos.