SEC apresenta possibilidades de Atividades Curriculares Complementares voltadas à arte, cultura e liderança

Mais um mosaico de experiências, envolvendo projetos, programas e cursos de Atividades Curriculares Complementares (ACCs) para as unidades escolares da rede pública estadual da Educação Básica foi promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), nesta quarta-feira (29). Transmitido pelo canal do YouTube da SEC, a atividade abordou as possibilidades de ofertas de cursos trazidas por parceiros institucionais da SEC, de acordo com a Instrução Normativa nº 03/2021, por meio da qual as escolas precisam  adotar atividades curriculares  como complementação da carga horária no contexto do Continuum Curricular 2020/2021, em consonância com as necessidades dos estudantes.

>>Assista à live no endereço https://bit.ly/3rJc0s0

Mediada pela diretora de Currículo, Avaliação e Tecnologias Educacionais da SEC, Jurema Brito, a live contou com a participação do subsecretário Danilo Souza, que destacou a importância do Bahia Olímpica. “Através deste programa, a SEC potencializa a participação dos estudantes nas olimpíadas nacionais e estaduais, em diversas áreas do conhecimento. Em 2019, na Olimpíada de Língua Portuguesa, por exemplo, tivemos nove medalhas. Mas o importante de competir não é ganhar medalhas e sim resignificarmos as nossas relações na escola”, disse o gestou, que apresentou o calendário e as possibilidades que as olimpíadas proporcionam.

O presidente da Academia de Letras da Bahia (ALB), Ordep Serra, apresentou um leque de opções de ACCs para a rede estadual. “Podemos oferecer à SEC várias possibilidades que trazemos no nosso painel, como os cursos de Castro Alves e Jorge Amado; a oficina ‘Sábado das artes na academia’; e o seminário ‘Arte indígena’. A ALB tem seus ramos que se estendem no mundo todo e essas ofertas, como cursos, oficinas, seminários e palestras, podem ser muito interessantes para a rede estadual de ensino”.

Participaram, ainda, a coordenadora pedagógica do Portal de Educação Politize, Fernanda Menin, e o membro do Núcleo de Educação Básica da Politize, Rodrigo Santos, apresentaram o curso “Liderança ativa”, que tem início no dia 9 de agosto e as inscrições estão abertas até domingo (1º), no link: https:/bit.ly/liderança_ativa. Também marcou presença a professora de Língua Portuguesa, Joceane Araújo, do Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios, no município de Pé de Serra, que falou sobre a oportunidade da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) 2021, que traz como tema “O lugar onde vivo”.