SEC dialoga com escolas em tempo integral sobre a implantação do projeto Estações CJCC

Palavras-chave:
Com o objetivo de dialogar com as escolas estaduais em tempo integral localizadas nos 27 Territórios de Identidade sobre a implantação do projeto Estações CJCC, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta quarta-feira (16), uma série de encontros on-line. A iniciativa visa ampliar o acesso de professores e estudantes às metodologias, práticas, materiais e aos recursos inovadores para a Educação Básica desenvolvidos pelos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCCs), através de um contato mais próximo entre escolas de Educação em Tempo Integral e as unidades do CJCC. 
 
O diretor de Educação em Tempo Integral da SEC, Astor Vieira, ressaltou a importância do projeto. “O CJCC conseguiu criar uma tecnologia pedagógica altamente inovadora reconhecida internacionalmente e, agora, nós conseguimos com esta ação das Estações CJCC ampliar essa metodologia para as escolas de tempo integral da rede. Vamos disponibilizar esse fazer pedagógico para tornar a escola mais atrativa, dialogando com a juventude e trazendo inovação curricular”. 
 
Segundo a gestora do Colégio Estadual Professor Fábio Araripe Goulart, localizado em Ilhéus, a implantação das Estações CJCC na unidade escolar vai impulsionar a aprendizagem dos alunos na modalidade em Tempo Integral. “A iniciativa também irá estimular as habilidades individuais mediante a promoção de oficinas diversificadas, que permitem uma saída do lugar comum, do ambiente da sala de aula, permitindo aos educadores e educandos uma parceria no processo de ensino e aprendizagem”, afirmou. 
 
Adesão e funcionamento - Devido ao quantitativo limitado de vagas disponíveis para as oficinas em relação ao número de escolas de tempo integral, a adesão das oficinas na Estação CJCC de cada unidade escolar se dará por ordem de solicitação. O período de adesão será de 16 a 20 de fevereiro e a confirmação das oficinas para cada Estação ocorrerá no dia 21. Os estudantes poderão se inscrever em suas escolas no período de 22 a 28 de fevereiro. As aulas das oficinas serão iniciadas no dia 7 de março. 
 
A Estação CJCC ocorrerá em uma sala denominada Espaço Maker, reservada exclusivamente para a realização das ações. Inicialmente, a proposta para a oferta de oficinas nas Estações se dará por intermediação tecnológica, com as oficinas ministradas pelas nove unidades do CJCC. Ao formar uma turma, o professor articulador da Estação na escola desempenhará o papel de mediador, acompanhará os estudantes durante os encontros e oferecerá suporte pedagógico em conjunto com o professor ministrante do CJCC.

Notícias Relacionadas