SEC lança projeto de incentivo à leitura

Fotos: Feijão Almeida / SEC BA
Estudantes, professores e gestores escolares de unidades da rede estadual participaram do lançamento do projeto “Ler - abrindo portas para novos saberes”, realizado nesta quarta-feira (18), no auditório da Secretaria da Educação do Estado (SEC). A iniciativa tem como princípio orientar ações de leitura em todos os componentes curriculares, visando o fortalecimento da proficiência leitora. Durante o evento, foram apresentados os novos parceiros que irão colaborar com a qualificação das ações de leitura, como o Jornal A TARDE, a Rede de Ancoragem, através do Programa Escrevendo o Futuro; e a Coordenação de Bibliotecas da SEC.

Na abertura do evento, o superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manoel Calazans, falou sobre a importância do projeto de potencialização de práticas de leitura e escrita e de construção de uma cultura de leitura e escrita nas escolas da rede estadual. “A leitura, tema tão animador e necessário, é foco do ‘Ler - abrindo portas para novos saberes’, que tem o objetivo de incentivar a formação do estudante leitor e produtor de texto, em uma perspectiva crítica e sem esquecer de Paulo Freire, quando disse que ‘a leitura do mundo antecede a leitura da palavra’. Nossa intenção é que este projeto chegue às escolas para estimular os nossos estudantes a participarem ativamente do mundo escrito, tão presente em nossas vidas”.

Apresentado pelo coordenador do Ensino Fundamental da SEC, Carlos Neves, o lançamento contou, ainda, com a presença da professora Lícia Maria Freire Beltrão, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), bem como estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e bibliotecárias do Centro Estadual Carneiro Ribeiro e dos colégios estaduais Góes Calmon, Alberto Valença, Henriqueta Martins e Marechal Mascarenhas de Moraes.

“Gosto muito de livros de poesia e revistas em quadrinhos e acredito que este projeto vai estimular ainda mais o meu hábito, bem como dos colegas”, comentou a estudante Júlia Borges, 14, 8º ano, do Mascarenhas de Moraes. A colega Nathália Assis, 13, complementou: “Espero que esta ação faça a gente querer ler mais livros, porque a leitura abre a mente e ajuda a entender os conteúdos pedagógicos”.

A professora de História Simone Bocaiuva, do Mascarenhas de Moraes, relatou que o incentivo à leitura foi desenvolvido nas aulas on-line, por conta da pandemia do Coronavírus, a partir do projeto ‘Escrevivendo memórias’, que trabalha com a escrita em suas diversas formas, como a música, poesia, criação de murais, visando manter aceso o vínculo dos estudantes com a escola e aí construímos um diário de resgate de memórias, entendendo que a leitura de mundo deles seria um canal de aproximação. Este projeto da SEC chega para reforçar o que a gente começou e vai funcionar como um elo de leitura e fortalecimento para esse novo leitor que a gente quer formar”.