SEC promove palestra sobre contribuições da biblioteca escolar para a iniciação científica na Educação Básica

Em alusão à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (23 a 29/10), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), através do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (SEBE), realizou, nesta segunda-feira (25), um encontro virtual com a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Kátia de Oliveira Rodrigues, com a presença de professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, estudantes e bibliotecários. Transmitida pelo canal Educação Bahia, no Youtube, a palestra teve como tema “Contribuições da biblioteca escolar para a iniciação científica na Educação Básica” e contou com a participação do superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar da SEC, Manoel Calazans, que fez a abertura do evento.

O superintendente da SEC falou sobre a importância que o livro, a palavra e o texto têm na trajetória dos educadores. “Nosso ofício de professor exige o encantamento pela leitura e, ao mesmo tempo, que transmitamos toda essa energia que esta traz. Vivemos um momento de transição em que as redes digitais e as mídias inteligentes têm ocupado um espaço de muita centralidade, mas sabemos que tanto as bibliotecas e o próprio livro têm se redimensionado para atender todas as demandas do nosso tempo. Falar da importância do livro, portanto, é falar também desse eixo que precisa permear todo o currículo da Educação Básica para a formação de estudantes leitores e produtores de textos, não podendo ser uma atividade pontual”.

Ao falar sobre as contribuições da biblioteca escolar para a iniciação científica na Educação Básica, a professora Kátia Rodrigues abordou questões como pesquisa escolar e aprendizagem baseada em pesquisa, fontes de informação e sites confiáveis. “O fazer neste espaço formacional é importantíssimo para nossas crianças, nossos adolescentes e adultos que transitam no ambiente escolar. O debate sobre a pesquisa, que perpassa o nosso dia a dia, no contexto escolar, tem que ser que pensada de forma sistematizada, seguindo um roteiro e um objetivo mais amplo, que é a construção do conhecimento”.

Mediada pela coordenadora do Livro e da Biblioteca da SEC, Alessandra Santana, a live faz parte da programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca na rede estadual. Durante a semana, livros literários e pedagógicos diversos serão distribuídos para servidores do órgão central para promover a leitura e educação continuada entre os colaboradores e servidores. O governo do Estado está investindo mais de R$ 2 bilhões na requalificação da rede física escolar, com ênfase na modernização das unidades escolares e a construção de novas escolas com alto padrão de engenharia e equipamentos, que incluem as bibliotecas como espaços de leitura, pesquisa e de produção do conhecimento. Atualmente, a rede estadual de ensino conta com mais de 800 bibliotecas ou salas de leitura.