SEC realiza formação continuada para professores da Educação Profissional voltada às territorialidades

“Educação, territórios e resistências: interfaces com o PPP Territorializado” foi o tema da live que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta sexta-feira (30), como parte da atividade de formação continuada dos professores de cursos técnicos, voltada ao ano letivo continuum 2020/2021. A atividade, realizada através da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica, teve como objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais da Educação Profissional e Tecnológica e fortalecer o projeto político-pedagógico em todo o território baiano.

>>Assista à live através do link https://bit.ly/3i9REFo

Mediada pela técnica da SEC e professora Rosemary Lopes Soares da Silva, a formação foi iniciada com a apresentação de Jackeline Lisboa, gestora do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Sisal, localizado no município de Serrinha, que abordou sobre o papel social do CETEP do Sisal no território. “O nosso Projeto Político-Pedagógico (PPP) foi elaborado na lógica do planejamento participativo, com envolvimento dos diversos seguimentos da unidade escolar. Nosso projeto oferece cursos que têm como marco inicial a ampliação das qualificações profissionais, preparando o ser humano para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, partindo da realidade socioeconômico do seu território”.

A professora doutora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Aline Santos, por sua vez, compartilhou a sua tese que tem como tema “Práticas pedagógicas no Ensino Médio integrado à Educação Profissional: territorialidades e resistências”. “Esta pesquisa pode contribuir com o tema da live e surgiu do interesse de aprofundar o significado da Educação Integral na proposta do Ensino Médio Integrado (EMI/EP) e compreender as práticas pedagógicas que dão todo o sentido à esta formação”.

Participaram, também, o pós-doutor em Educação e professor do IFBaiano de Serrinha, Heron Ferreira, que focou as suas reflexões na necessidade de uma sistematização do projeto político-pedagógico que a escola se propõe, a partir do território onde está inserido; e Maura Miranda, doutoranda da UNEB e professora da rede estadual de ensino, que abordou o tema “Território, Política e Estado”, destacando a importância do espaço nas relações sociais.