Secretária Adélia Pinheiro destaca investimentos da Educação, no Litoral Sul

Foto: Claudionor Jr/ SECBA
A Secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, destacou uma série de investimento que está sendo realizada pelo Governo da Bahia, no Território de Identidade Litoral Sul. Durante agenda com o governador Jerônimo Rodrigues, em Itabuna, Adélia falou para lideranças da região e destacou as políticas públicas implementadas, que passam pela entrega de novas escolas até à ampliação de recursos para a alimentação escolar, como uma das estratégias do Estado para combater a fome na Bahia.

A entrega, nesta sexta-feira (3), do Colégio Estadual de Tempo Integral Adeum Hilário Sauer, no bairro da Vila Anália, representou um investimento de mais de R$ 24 milhões. "Hoje, vivemos um momento muito especial, representado pela entrega do Colégio Estadual de Tempo Integral Adeum Hilário Sauer, que é símbolo do compromisso e do investimento em Educação que o Governo da Bahia tem feito, com a liderança do governador Jerônimo", afirmou. "Temos mais de 350 obras na Bahia, que envolve novas escolas, complexos esportivos educacionais e modernização das estruturas existentes. Em breve, iremos realizar entregas em Ilhéus", completou.

Entre 2019 e 2023, R$ 287 milhões foram investidos em 86 obras de infraestrutura no Litoral Sul do Estado, de acordo com apresentação feita pela secretária Adélia Pinheiro.

Adélia citou, ainda, as políticas de assistência estudantil, como o Bolsa Presença, que destina R$ 150, por mês, às famílias de estudantes matriculados na rede estadual e em condições de vulnerabilidade socioeconômica, acrescido de mais R$ 50 a partir do segundo filho matriculado.

No território do Litoral Sul, 13.641 estudantes serão contemplados pelo programa, já a partir deste mês de março, e o número pode crescer com a adesão de novos alunos. Desde a criação do programa, mais de R$ 26 milhões foram repassados às famílias da região.

A secretária destacou o Mais Estudo, programa de monitoria que oferece aos estudantes uma bolsa de R$ 100, por mês, durante a vigência do programa, para que eles deem monitoria aos colegas em Língua Portuguesa e Matemática. E disse que o volume de alimentação escolar destinado pelo Estado, em 2023, é superior a R$ 263 milhões.

"Além disso, estaremos com a escola aberta aos finais de semana para que os estudantes e as duas famílias tenham acesso à alimentação escolar e a programas de arte, cultura e esporte", afirmou Adélia. A secretária acrescentou: "Temos um conjunto de atividades que apoiam os estudantes para que permaneçam na escola. Isso passa pela assistência estudantil, mas também pela valorização de professores da rede estadual, trazendo as famílias para dentro das escolas, com as unidades abertas aos sábados e fortalecendo os processos formativos, que se complementam. Com isso, garantimos o direito dos estudantes à educação, em uma construção democrática e participativa".