Secretaria da Educação do Estado consulta comunidade escolar sobre o Currículo Bahia

A Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta quinta-feira (3), o Dia D da Escuta Inspiracional na Escola. A iniciativa, que envolveu a comunidade escolar e as famílias, tem o objetivo de levantar informações que contribuam para a construção do Currículo Bahia por meio do preenchimento de um formulário online. No Colégio Estadual Governador Antonio Carlos Magalhães, no Piemonte da Chapada Diamantina, a 307 km de Salvador, o momento foi de celebrar a gestão democrática da unidade escolar.

A coordenadora pedagógica, Maria de Lourdes Almeida, destacou a importância de incentivar a participação da comunidade escolar nas decisões da unidade. “Fizemos diversas mobilizações que passaram dos professores, funcionários e alunos. Sabemos que todas as sugestões são importantes, mas nosso principal objetivo são os estudantes, por isso fizemos um trabalho de incentivo que contou com o apoio dos líderes de classe. Por meio do WhatsApp, eles promoveram o link do formulário eletrônico que poderia ser acessado diretamente no celular. Foi um momento de construção de todos para a melhoria na Educação”, contou.

O estudante do 2º ano, Mickelângelo Oliveira, falou sobre a necessidade do engajamento de todos. “É muito bacana ajudar neste momento em que podemos ser ouvidos sobre temas que irão contribuir para a formulação do novo Currículo Bahia. Alguns colegas inicialmente não mostram muito interesse, mas quando conseguimos mostrar a importância da sua participação, percebemos uma mudança de comportamento. E essa mobilização também contribuiu para um trabalho coletivo que envolve toda a unidade”, contou.

A coordenadora de Currículo e Desenvolvimento Humano da Secretaria da Educação do Estado, Jurema Brito, falou sobre os próximos passos da inicitiva. “As informações evidenciadas a partir dos formulários servirão como uma das referências para a escrita do Currículo Bahia, que será elaborado por uma equipe de currículo, formada por professores representantes das redes estadual, municipal e privada do Estado da Bahia, conforme orientações do Ministério da Educação (MEC)”, afirmou.

Escuta na Escola - Esta foi a segunda parte de execução do projeto “Faz Sentido”, que está sendo desenvolvido em parceria com os Institutos Inspirare, Telus e Unibanco. A primeira fase da “Escuta Inspiracional” foi realizada no mês de março, por meio de 80 rodas de conversas realizadas em dez Territórios de Identidade da Bahia. A partir da escuta, foi possível elaborar os questionários para esta segunda etapa, cujos questionários ficaram disponíveis online para acesso de toda a rede estadual de ensino.