Secretaria da Educação do Estado dinamiza oferta da educação básica no Centro de Salvador

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia imprime uma nova dinâmica na oferta da educação básica no Centro de Salvador. Para isso, o ano letivo de 2014 marca a implantação do primeiro Centro Noturno de Educação da capital baiana. O Centro vai funcionar no Colégio Estadual Teixeira de Freitas, no bairro de Nazaré, com a proposta de atender, especialmente, àqueles estudantes que trabalham próximos à região, facilitando o deslocamento.

O Centro Noturno funcionará no Colégio Estadual Teixeira de Freitas, das 18h30 às 22h, de segunda a sexta-feira. Os Centros já são experiências de sucesso em Feira de Santana, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista. A proposta pedagógica é pautada em três dimensões: mundo do trabalho, ciência e tecnologia e arte e cultura, dialogando com os diversos componentes curriculares da educação básica. Em 2014, novos centros também serão implantados em Itamaraju, Conceição do Coité, Jacobina, Campo Formoso e Cachoeira.

De acordo com o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, o objetivo é ofertar, cada vez mais, um ensino plural de forma que facilite a dinâmica de vida do estudante. “Nós temos sempre que atentar para as novas necessidades dos estudantes no mundo de hoje. Para isso, pensamos em alternativas pedagógicas que atendam a estas demandas. É o caso do Centro Noturno e da Educação Integral. E a região do Centro de Salvador é estratégica em termos de locomoção para muitos de nossos alunos. Por isso, a preocupação em oferecer novas oportunidades de ensino”, disse o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

Educação integral – A nova unidade vai somar com as ações de educação integral oferecidas nos colégios estaduais Ruy Barbosa e Severino Vieira, em Nazaré e Colégio Estadual Ypiranga, no Dois de Julho. A modalidade também será ofertada no Colégio Estadual da Bahia (Central), uma das unidades de ensino mais tradicionais da capital e que já conta com o Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC). As unidades estão com matrículas abertas até 26 de fevereiro. Confira calendário completo aqui.

Ao consolidar a Educação Integral, a Secretaria da Educação amplia o acesso dos estudantes à ciência, à tecnologia, à cultura e ao trabalho como ferramentas na construção de saberes e conhecimentos. Para isso, a educação integral é implantada com a jornada escolar ampliada para um período mínimo de sete horas diárias baseada na diversificação do universo de experiências educativas. Contempla estudantes do ensino fundamental II e ensino médio da rede pública estadual por meio do Programa de Educação Integral (ProEi).

No ProEi, os estudantes têm, além das disciplinas da base comum do currículo, oficinas temáticas, com foco na formação humana e integral do estudante. O trabalho envolve oficinas de iniciação científica, letramento matemático, jogos, étnico-raciais e esportes. Ao lado dos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador, mais de 900 escolas do Estado ofertam educação integral.

CJCC – O Centro Juvenil de Ciência e Cultura – CJCC, localizado no Colégio Central, também diversifica as possibilidades para os estudantes no Centro de Salvador. Trata-se de uma iniciativa de educação complementar com o objetivo de ampliar o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas, potencializando a compreensão de fatos, questões, invenções, avanços e conquistas científicas, sociais, culturais, artísticas e tecnológicas da humanidade. Entre as ações do CJCC, está a oferta de curso de inglês e o curso e piloto virtual, em um simulador de vôo de última geração disponível no Central.