Secretaria da Educação do Estado entrega premiação do V Concurso de Vídeo Educativo Saúde na Escola

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) entregou, nesta sexta-feira (13), aos dirigentes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), a premiação dos vencedores do V Concurso de Vídeo Educativo Saúde na Escola. Os seis vídeos premiados receberam três notebooks cada, que serão entregues em cerimônia, em suas regiões, para os dois estudantes e o professor orientador do projeto. Neste ano, o tema foi "O protagonismo estudantil provendo saúde na escola".

O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou da qualidade dos trabalhos e o talento dos estudantes. “Na produção destes vídeos podemos ver a riqueza dos trabalhos desenvolvidos nas escolas da rede. O processo de aprendizagem é apresentado nas relações sociais, de saúde e humanidade e esta premiação é um reconhecimento dos talentos que a nossa rede possui”, contou.

Fotos: Divulgação
O coordenador de projetos estratégicos da SEC, Marcius Gomes, ressaltou a importância de trabalhar o tema da saúde nas escolas. “Tratar a saúde na escola é a prevenção destes nossos estudantes com relação aos agravos e riscos à saúde . Então este tipo de incentivo e mobilização da rede em que o estudante através de suas ideias e experiências e participa de um evento como esse, demonstra o cuidado que precisamos ter com essas gerações. E as práticas, como a produção de vídeos, é fundamental para o aprendizado de nossos estudantes”, disse.

Para o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da SEC, Fábio Barbosa, a quinta edição mostra que a atividade vem surtindo resultados positivos na rede estadual. “Neste ano promovemos o protagonismo estudantil para enfrentar as situações de vulnerabilidade nos seus territórios. Conseguimos perceber uma evolução na mobilização e participação dos estudantes nas etapas municipais, regionais e estadual. Para a SEC esta é uma estratégia que promovemos na perspectiva de dialogar com a formação integral dos estudantes”, destacou.

Concurso de vídeo
Concurso de Vídeo Educativo Saúde na Escola tem o objetivo de promover a reflexão sobre a temática entre os estudantes e professores autores, além de estimular ações de prevenção e promoção à saúde na escola. Além de estimular a realização de pesquisas sobre os subtemas, considerando a realidade do território e, consequentemente, a elaboração de proposições efetivas de enfrentamento das vulnerabilidades à saúde dos estudantes.

Veja os premiados:

PREVENÇÃO ÀS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST) E AIDS
Colégio Estadual Getúlio Vargas - Brumado (NTE 13)
Estudantes - Lauane Oliveira da Silva e Phâmela Vitória P dos Santos
Professora -  Aline Maria Silva Pereira
CONTROLE DO MOSQUITO Aedes aegypti E PREVENÇÃO ÀS ARBOVIROSES
Colégio Estadual do Junco - Anexo Paraíso - Jacobina (NTE 16)
Estudantes - Zaine Santana Costa e Ester Silva Oliveira
Professora - Tayana Patrícia Santana O. de Sá

PREVENÇÃO AO USO DO ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS
Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe II João Campos - Riachão do Jacuípe (NTE 15)
Estudantes - Jaiane Machado Silva e Maíra Queiroz de Oliveira