Secretaria da Educação do Estado inicia pré-jornada pedagógica com diferentes atividades

Palavras-chave:
Com o objetivo de preparar a rede estadual de ensino para o início do ano letivo 2020/21, que começa no dia 15 de março, de forma totalmente remota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou, nesta segunda-feira (1°), a pré-jornada pedagógica, que segue até sexta-feira (5). A iniciativa também visa orientar as escolas para o planejamento das atividades da Jornada Pedagógica Paulo Freire e para o início das aulas, com base nos protocolos instituídos pela SEC. A atividade, que contou com tradução de intérprete de libras, foi transmitida no canal do YouTube da SEC, no link https://cutt.ly/BlZOvRI e, também, através do novo canal aberto de televisão Educa Bahia, que entrou no ar, nesta segunda-feira, com transmissão de conteúdos educacionais, 24 horas por dia. 
 
A programação do primeiro dia foi aberta com a live "Agenda da inclusão e aprendizagem", com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, além de estudantes, professores, gestores e profissionais da Educação, com mediação do subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza. Durante o encontro, foram apresentadas as agendas da pré-jornada pedagógica e da Jornada Pedagógica Paulo Freire. 
 
O secretário Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância da pré-jornada para a preparação de toda a rede. " Quero abraçar, de forma virtual, a todos, e dizer também que, junto com toda a nossa equipe, nos sentimos acolhidos por vocês, pois a Educação é uma mão dupla. Nós estamos, nesta semana toda, dedicados para formar, informar, tirar dúvidas e preparar toda a rede estadual para que, na semana que vem, no dia 8, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher, haveremos de estar juntos na nossa jornada pedagógica para que, no dia 15 de março, em um retorno histórico, possamos começar o ano letivo de forma remota". 
 
O coordenador de Articulação de Projetos para a Educação, Helder Amorim, apresentou toda a programação da pré-jornada. Já a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, abordou sobre a dinâmica de trabalho da pré-jornada e a Jornada Pedagógica Paulo Freire, de 8 a 12 de março. No decorrer da semana, também serão discutidos temas como diretrizes para o planejamento, gestão de recursos humanos; infraestrutura escolar e tecnologia; sistemas e operacionalização das matrículas; e currículo. 
 
A abertura da pré-jornada pedagógica da rede estadual contou ainda com a participação da professora Rita Malheiros, do Colégio Pedro Atanásio Garcia Distrito de Maniaçu, de Caetité, que falou das experiências exitosas realizadas na unidade durante a pandemia. E a  estudante Ludmilla Ferreira, do Colégio Estadual Rotary, em Juazeiro, falou da sua experiência ao participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), na qual conquistou medalha de ouro. 
 
Programação - De acordo com a programação da pré-jornada pedagógica, todas as manhãs, até sexta, serão dedicadas a lives e oficinas para orientações da Secretaria da Educação do Estado (SEC), com transmissão pelo Canal do YouTube da Educação Bahia 1 e pelo Canal Educa Bahia (acesse a programação do canal). Já os períodos da tarde serão dedicados para o trabalho, estudo e planejamento interno dos NTE e das escolas. 
 
Confira a programação da pré-jornada e da Jornada Pedagógica no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Notícias Relacionadas