Secretaria da Educação do Estado participa de conselho de classe com educadores de Vitória da Conquista

Fotos: divulgação
Professores, gestores, coordenadores pedagógicos e estudantes líderes de classe do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, se reuniram, neste sábado (28), para a realização do conselho de classe da segunda unidade do ano letivo. A iniciativa, que faz parte do calendário escolar, tem o objetivo de contribuir no trabalho pedagógico dos educadores para assegurar a aprendizagem e a continuidade do percurso escolar dos estudantes. O encontro contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues; do coordenador de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes; e do reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Luiz Otávio de Magalhães.

A unidade escolar, fundada em 1979, atualmente possui 1.100 estudantes matriculados e funciona durante os três turnos. Os cursos técnicos de nível médio ofertados são: Informática, Agroecologia, Agropecuária, Edificações, Administração e Logística.

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou o trabalho desenvolvido pelos professores durante a realização do conselho. “É muito bom ver todos os professores, coordenadores pedagógicos e, também, alguns estudantes reunidos durante uma atividade como esta, que visa a melhoria do rendimento dos estudantes. Quero voltar ao CETEP em breve para conhecer toda a estrutura e dialogar com mais tempo sobre outros assuntos no campo pedagógico e, também, sobre esta parceria que temos com a UESB”, salientou.

A diretora do CETEP, Lilian Moura, falou da importância da iniciativa. “O conselho  de classe é essencial, pois é um momento de avaliação dos alunos, quando avaliamos o que precisa ser melhorado e se há necessidade de aulas de reforço, de um atendimento mais direcionado. Trata-se de uma análise positiva para o crescimento do aluno e um acompanhamento pedagógico necessário para o bom andamento do ano letivo”, destacou.

Para a estudante e líder de classe, Tarsila Ghirello Pires, 17 anos, que faz o curso técnico em Agropecuária,  participar do conselho de classe é essencial. “Como representante da turma é muito importante que a gente esteja presente para fazer essa mediação entre aluno e professor, para que haja uma comunicação. Desta forma, a gente pode entender o lado do professor e, também, pautar as nossas dificuldades ao trabalharmos em conjunto, para que o nosso rendimento melhore ainda mais”, revelou.

A professora de Informática, Beatriz Oliveira, avaliou como fundamental esta edição do conselho de classe. “Neste tipo de encontro temos a oportunidade de avaliar o aluno como um todo e não somente no rendimento de uma disciplina. Cada professor pode dar suas contribuições, assim como os líderes de classe que podem diagnosticar os pontos positivos e negativos do geral da turma, nos ouvir e serem ouvidos e passar as discussões para toda a turma”, afirmou.