Secretaria da Educação do Estado promove videoconferência do Programa Ciência na Escola

Nesta quarta-feira (28/5), quando se comemora o Dia da Pesquisa Científica, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove videoconferência do Programa Ciência na Escola. O evento acontece às 8h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, conta com retransmissão ao vivo para todas as salas de videoconferência da rede estadual e também pode ser conferido no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/videoconferencia). O objetivo central é fornecer orientações para o desenvolvimento de feiras escolares, que culminarão em propostas de projetos de pesquisa para a IV Feira de Ciências da Bahia, integrante da programação do Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura, e para o edital de Popularização da Ciência e Tecnologia, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

O evento é realizado em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) e a com a Fapesb. “A videoconferência será uma oportunidade para que professores universitários e da rede pública de ensino obtenham o passo a passo de como elaborar o seu projeto de educação científica, que poderá ter o financiamento da Fapesb para projeto de pesquisa orientado por professores das unidades escolares. Por conta deste recurso, poderão fazê-lo com mais folga e qualidade. Além disso, também vamos discutir e estimular os projetos que estarão na nossa Feira de Ciências”, destaca a diretora do IAT, Irene Cazorla.

Durante todo o dia, os participantes “irão se debruçar na construção de projetos de investigação conduzidos por estudantes da educação básica a respeito de questões socialmente referenciadas que sejam relevantes para as comunidades do entorno da escola”, diz o articulador regional do Programa Ciência na Escola, Marcelo de Oliveira.

Programação – Pela manhã, a professora Tereza Santos Farias, do IAT, abordará o tema: A metodologia científica no processo de construção da pesquisa. Em seguida,  o professor Adaltro José de Araújo Costa, da Diretoria Regional de Educação de Serrinha (Direc 12), falará sobre Experiências exitosas em Feiras de Ciências e Clube de Ciências - ambiente de investigação científica. Pela tarde, a professora Rejane Lira, da Fapesb, intervirá sobre o tema: A popularização da Ciência e Tecnologia - caminhos possíveis. A docente orientará os professores da rede estadual da Bahia como proceder  para submeter, com êxito, projetos de pesquisas para o edital de Popularização da Ciência e Tecnologia.