Secretaria da Educação do Estado realiza planejamento para a Matrícula Escolar 2020

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta quarta-feira (21), uma reunião para alinhar os procedimentos que serão adotados para a Matrícula Escolar 2020 da rede estadual de ensino. O objetivo é discutir um novo sistema de matrícula; preparar a equipe técnica em toda a Bahia para o atendimento, por meio de capacitações; criar um amplo canal de comunicação com pais e estudantes para informar e esclarecer sobre os procedimentos; e atrair o maior número de estudantes fora da escola, mas em idade regular, para as diversas ofertas de ensino, além de envolver ainda mais os municípios, os sindicatos e as organizações da sociedade civil com a educação.

Fotos: Suâmi Dias Ascom/SEC
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou que o trabalho busca melhorar o processo para as famílias, apresentando um procedimento que facilite a conclusão da matrícula com mais comodidade. “Com o envolvimento dos municípios e das entidades, o Governo do Estado procura aperfeiçoar o processo de matrícula para que possamos dinamizar o atendimento aos pais e estudantes. Queremos aumentar a comunicação para que possamos evitar filas e tirar as dúvida sobre onde os jovens vão estudar e, com certeza, diminuir o número de jovens na idade escolar fora da sala de aula”, ressaltou.

Jerônimo completou afirmando que é fundamental o envolvimento das redes municipais neste momento. “Vamos ter um diálogo muito zeloso com a rede municipal porque sabemos que os estudantes estaduais são oriundos de lá. E, também, porque não os alunos das redes particulares, pois queremos que todos aqueles que procurem a nossa rede sejam bem recebidos. Queremos facilitar ao máximo a chegada dos jovens nas diversas ofertas de ensino. Também pretendemos que, com esta dinamização, os professores possam receber o mais breve possível a carga horária de suas disciplinas para o planejamento efetivo do ano letivo”, disse.