Secretaria da Educação incentiva produtos da agricultura familiar na alimentação escolar

No Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta sexta (16), a Organização das Nações Unidas (ONU) tem como tema “Proteção social e agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”. Alinhada com a valorização do pequeno agricultor e a obtenção de um produto orgânico e saudável para a Alimentação Escolar, a Secretaria da Educação do Estado está incentivando cada vez mais a aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. Nesse sentido, inicia no próximo dia 19, uma série de encontros com gestores, diretores e coordenadores de Núcleos Regionais de Educação (NRE) e Nutricionistas. A primeira reunião será na cidade de Itabuna, a 445 km de Salvador, às 8h, na sede do NRE 05.

"A prioridade é a compra dos produtos da agricultura familiar que contribui para garantir uma maior qualidade da alimentação escolar", superintendente Darlan Gomes dos Santos

“A Secretaria de Educação do Estado da Bahia executará, no ano de 2015, um orçamento de, aproximadamente, 70 milhões para aquisição da alimentação escolar em toda a rede pública estadual”, afirma Darlan Gomes dos Santos,  superintendente de Planejamento e Organização da Rede Escolar, ressaltando que “a prioridade é a compra dos produtos da agricultura familiar que contribui para garantir uma maior qualidade da alimentação escolar para nossos estudantes, como também para dinamizar a economia das centenas de localidades agrícolas e municípios do interior da Bahia”. O superintendente salienta que estão credenciadas no Estado, 113 cooperativas e associações da agricultura familiar e 452 empresas, para o fornecimento da alimentação escolar em todos os NRE.

Almir Pereira, diretor de Logística Escolar, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, afirma que “estamos nos qualificando como comprador. Além disso, a Secretaria da Educação do Estado irá promover outras ações no próximo semestre, como capacitação dos manipuladores de alimentos, avaliação e diagnóstico nutricional das escolas da rede e atividades de educação alimentar e nutricional”.

A nutricionista Amanda Andrade, coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria da Educação do Estado, destaca que, durante os encontros nos NRE, será apresentado e discutido o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e feita uma abordagem sobre hábitos culturais e produção local, para reestruturar a composição dos cardápios das unidades escolares da rede estadual. “O Pnae também visa à promoção da saúde da comunidade escolar. Estas ações que estão sendo desenvolvidas objetivam, ainda, respeitar as peculiaridades de cada região, equilibrando as necessidades nutricionais dos alunos e respeitando a cultura e hábitos regionais”, assegura.

Referência
O modelo de alimentação escolar desenvolvido na rede estadual se consolidou como uma referência para diversos países. Desde 2012, delegações de países como a Etiópia, Tanzânia, Mali, Malawi, Senegal, Haiti, Zâmbia e Costa do Marfim visitaram o Estado para conhecer, de perto, experiências exitosas em unidades escolares.