Secretaria da Educação inicia preparativos para a eleição do Colegiado Escolar

A Secretaria da Educação do Estado começou a preparação para a eleição do Colegiado do Escolar, que acontece entre os dias 29 de julho e 2 de agosto. Composto por representantes dos estudantes, professores e funcionários, além das famílias, o Colegiado Escolar tem a missão de contribuir para a gestão democrática e participativa das escolas, visando a união de todos pela melhoria da Educação.

A coordenadora de Articulação com os Núcleos Territoriais de Educação (NTE), Carla Maria Nogueira, explica que a eleição é composta por etapas. “Agora estamos no período de alinhamento interno com os articuladores dos NTE, para a formação da Comissão Eleitoral Escolar. Depois, passaremos para a fase escolar, por meio da qual convocaremos as escolas para passar as orientações da eleição. Na fase escolar, o atual colegiado participa ativamente da nova eleição, no sentido de orientar como deve acontecer a eleição”, conta.

Colegiado - O Colegiado Escolar é um conselho formado pelo gestor e por professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis pelos estudantes, que se reúnem mensalmente para colaborar com a melhoria da escola. Isto significa que o colegiado pode tomar decisões, aconselhar os gestores, acompanhar e/ou fiscalizar as ações pedagógicas e administrativo-financeiras realizadas e mobilizar principalmente outros estudantes e pais ou responsáveis a se unirem para assumir a educação como um bem familiar e social.