Secretaria da Educação lança projeto Memória da Escola

A comunidade escolar do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque viveu, nesta quinta-feira (4/10), um momento marcante na sua história de 62 anos de contribuição para a educação da Bahia. Na unidade, foi inaugurado o Memorial Anísio Teixeira, resultado do projeto Memória da Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. No espaço, o público poderá conferir documentos, fotos, recortes de jornais, livros e registros contando a história da unidade escolar.

Além disso, foi assinada a parceria entre as secretarias estaduais da Educação e de Cultura e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) para a restauração do conjunto de nove painéis dos renomados artistas plásticos Carybé, Jenner Augusto, Carlos Bastos, Mario Cravo, Maria Célia Amado, Djanira Motta da Silva e Carlos Magano. Além dos secretários da Educação, Osvaldo Barreto, e de Cultura, Albino Rubim, e do presidente do Ipac, Frederico Mendonça, participaram do evento familiares dos artistas.

“A Secretaria da Educação inaugura, hoje, um espaço de memória da Escola Parque, que é uma síntese do pensamento de Anísio Teixeira e um marco para a educação na Bahia. O projeto Memória da Escola visa recuperar a autoestima da escola pública. Também assinamos uma parceria para recuperação dos painéis de importantes artistas plásticos do Modernismo. Estamos dando um passo à frente para o resgate da memória da Escola Parque”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto. Com isso, completa, “a Secretaria da Educação está buscando construir uma rede de educação pública que garanta o direito de aprender a todos os estudantes”.

Obras de arte – O projeto de restauração, além de recuperar as obras, prevê a elaboração de uma cartilha em quadrinhos e visitas guiadas durante as intervenções de restauro, em um investimento total superior a R$ 1,2 milhão.

“Nós, da Secretaria de Cultura, nos sentimos honrados de estarmos aqui contribuindo com a Secretaria da Educação nesse projeto importante de restaurar peças-chave do Modernismo na Bahia, porque a Escola Parque não só é uma inovação fantástica, como um exemplo de transformação que Anísio Teixeira deixou para a educação da Bahia”, disse o secretário de Cultura, Albino Rubim, lembrando que Anísio Teixeira foi “um homem revolucionário, que teve um papel fundamental na educação da Bahia”.

Além disso, analisou, “Anísio foi responsável por tornar a Bahia moderna culturalmente nos anos 40, quando trouxe à Escola Parque artistas do modernismo para fazer esses painéis maravilhosos. Ele entendeu cultura no seu significado mais amplo, voltado às políticas culturais”.

Cooperação – O presidente do Ipac, Frederico Mendonça, ressaltou que a reforma dos painéis vai além da recuperação física.  “Para nós, do Ipac, é uma alegria estar assinando uma cooperação com as secretarias da Educação e de Cultura porque se trata da Escola Parque, esse patrimônio da Bahia, que representa um conjunto arquitetônico exemplar, bem como um modelo educacional revolucionário”, disse.

A viúva do reconhecido pintor modernista Jenner Augusto, Luiza Silveira, disse que a recuperação dos painéis dos artistas é importante não só para a Bahia, como para o Brasil. “Nosso patrimônio precisa ser cuidado, e esse é um grande passo. Fui testemunha da feitura desses painéis e sei o quanto são bonitos e fundamentais para as artes”, disse.

Solange Bernabó, filha do artista plástico Carybé, disse que estava muito feliz com a restauração dos painéis. “Este que está aqui na Escola Parque é o maior que meu pai fez na Bahia. Me emociona esse momento porque fui aluna da Escola Classe e vínhamos expor nossos trabalhos de arte aqui, onde tínhamos uma infinidade de atividades, inclusive aulas de dança, com Lia Robatto”.

O diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro, por sua vez, enfatizou a participação da comunidade do entorno na instituição. “Temos, aqui, uma família e agradeço à Secretaria da Educação por estar sempre com a gente”, disse. Uma mostra disso é dona Maria Lina, 85 anos, aluna dos cursos de Dança de Salão, Artes Plásticas, Confeitaria e Ginástica para a Melhor Idade. Ela se dizia muito orgulhosa por fazer parte da unidade escolar. “Estou achando tudo isso aqui muito lindo. Estou tão emocionada que nem consigo falar”, disse.