Secretaria da Educação matricula mais de 107 mil alunos em três dias

A matrícula na rede estadual de ensino da Bahia segue nesta sexta-feira (21/01) com a transferência por interesse próprio para estudantes da própria rede que vão mudar de escola. Até às 18 horas desta quinta-feira, a Secretaria da Educação do Estado já matriculou mais de 107 mil alunos.

“Este ano, em três dias, superamos o número de matrículas de 2010, quando ela foi realizada em 605 postos, matriculando 84.732 estudantes. Tivemos alguns problemas pontuais no sistema, por conta de queda de energia e falhas de conexão, mas o saldo geral é muito positivo”, avalia Eliana Carvalho, diretora de atendimento à rede escola da Secretaria da Educação.

Nos dias 24 e 25 (segunda e terça) é a vez da matrícula para estudantes que desejam ingressar na rede este ano no ensino fundamental, e a confirmação do sorteio eletrônico para a Educação Profissional dos cursos subsequentes. A última etapa da matrícula acontece nos dias 26 e 27 de janeiro, com a matrícula dos novos estudantes para o Ensino Médio e Ensino Médio integrado a Educação Profissional.

SGE – Estudantes, pais ou responsáveis podem realizar a matrícula em qualquer escola da rede estadual. Os interessados devem se dirigir à unidade mais próxima ou aquela que estiver mais vazia. Isso é possível devido à implantação do Sistema de Gestão Escolar (SGE), que garante a segurança das informações.

“O SGE tem se mostrado um sistema que veio para facilitar a vida dos gestores e da Secretaria. Estamos unificando vários dados em um só lugar, em tempo real. Já o utilizamos para realizar o censo escolar e, este ano, teremos toda a vida do aluno no sistema, como frequência e notas”, ressalta Eliana Carvalho.

A estudante do 1° ano do ensino médio, Elvis Carvalho de Morais, concorda que o sistema facilitou muito a matrícula. “Principalmente porque a gente não precisa ir até a unidade que vamos estudar. Eu estudava na Escola Jesus Cristo e vim aqui fazer minha matrícula para o Colégio Teixeira de Freitas, no bairro de Nazaré. Espero que 2011 seja um bom ano para eu me habituar ao novo colégio”.

Josefa Bahia, mãe de aluna, também da Escola Jesus Cristo, conta que conseguiu matricular a filha onde queria: no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. “Esta facilidade de podermos realizar a matrícula em qualquer unidade é ótima, por causa da nossa vida agitada de trabalho. Espero que, em 2011, todos exerçam seus papéis: estudantes, família e escola. Conhecendo nossos direitos e deveres, vamos construindo uma Educação melhor”.

O vice-diretor do Colégio David Mendes Pereira, Gildásio Carvalho, por sua vez, considerou o sistema “ágil e dinâmico”. “Os alunos de 2010 já estão no sistema, então nós só precisamos fazer uma atualização, com os aprovados e reprovados. A expectativa para o ano letivo de 2011 é grande, porque temos mais quatro anos para melhorar ainda mais a Educação”.

Gastos reduzidos – Os custos da matrícula na rede estadual vem sendo reduzidos gradativamente. Em 2006, o Estado gastava mais de R$ 10 milhões e o processo acontecia somente em alguns postos. Segundo Eliana Carvalho, em 2010, “os gastos foram de R$ 3,9 milhões e, em 2011, a matrícula passou a ser uma atividade da escola”. Isso é possível graças ao Sistema de Gestão Escolar (SGE), que vem sendo implementado pela Secretaria da Educação em todas as escolas da rede e que garante facilidade, comodidade e, principalmente, segurança das informações.

Documentos – Para efetuar a matrícula, os estudantes precisam levar os seguintes documentos: original do Histórico Escolar ou atestado de escolaridade; original e cópia da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade para fins de conferência; original e cópia do comprovante de residência; carteira do SalvadorCard para escolas do município de Salvador e duas fotos 3 x 4 recentes. Para a Educação Profissional, é exigido, ainda, original e cópia do CPF.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do serviço gratuito via telefone 0800 285 8000. Mais informações também podem ser obtidas no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br