Secretaria da Educação realiza videoconferência para fortalecer ações da educação ambiental

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira (5/6), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta segunda-feira (2/6), a videoconferência Educação Ambiental: o trilhar de uma sociedade sustentável, com a participação de professores da rede estadual e de universidades.  O evento, que aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT), com retransmissão ao vivo para todas as salas de videoconferência da rede, foi realizado em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e teve como objetivo fortalecer ações para a promoção de uma Educação Ambiental transversal, interdisciplinar, crítica, transformadora, permanente e continuada no currículo escolar.

Temas como A Educação Ambiental no Estado da Bahia, O Ministério Público e a Educação Ambiental, A Política Estadual de Educação Ambiental, O Ambiente Educacional na Web como Ferramenta para a Promoção da Educação Ambiental e O Desafio da Transversalidade na Educação Ambiental foram algumas das questões debatidas durante o dia pelos participantes do evento.

“As secretarias estaduais da Educação e do Meio Ambiente construíram uma política de governo junto à sociedade civil e articulada com os diversos segmentos que promovem a educação ambiental, tendo como alvo principal o ambiente escolar. Por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA), que tem como eixo estruturante a transversalização de todas as ações da política pública, temos as diretrizes para trabalharmos a educação ambiental nas nossas escolas”, afirmou a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Amélia Maraux.

A Diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade da Sema, Zanna Matos, destacou a importância do trabalho que as secretarias da Educação e do Meio Ambiente estão realizando no Estado. “Temos contribuído para a institucionalização da educação ambiental como uma Política de Planejamento Ambiental, dentro de uma luta em torno de estratégias para trilhar uma sociedade sustentável. Com a política, ficam instituídos instrumentos e diretrizes para coordenar o aprofundamento e ampliação dos programas de Educação Ambiental junto à sociedade e aos demais setores do Estado”.