Secretaria discute ações para atender estudantes da Educação Inclusiva durante a quarentena

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu uma reunião on-line, nesta terça-feira (07/04), para discutir alternativas voltadas para atender a estudantes da Educação Inclusiva. O objetivo foi ouvir entidades, instituições e familiares para que contribuam com sugestões que facilitem a chegada do aprendizado durante o período de quarentena, por causa da pandemia do Coronavírus.
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância de não deixar nenhum estudante baiano fora das ações de aprendizagem da SEC, durante a suspensão de aulas. "Nós sabemos os desafios de promover uma educação inclusiva neste momento. Há muitas especificidades, por isso queremos o apoio na construção de quem trabalha com este público. Já temos conteúdos sendo desenvolvidos para as nossas plataformas e queremos aproximar as instituições destas ações da Secretaria", disse.
 
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Falcão, ressaltou que é fundamental apresentar materiais que convirjam com as necessidades dos estudantes da Educação Inclusiva. "Além de agir, também é um momento de escutar, principalmente, os agentes e familiares que acompanham os estudantes no dia a dia e sabem quais as dificuldades que possuem no aprendizado. Estas pessoas podem nos ajudar sobre quais os melhores caminhos para auxiliá-los", disse.
 
A representante da Associação Baiana para Cultura e Inclusão (ABACI), Cristina Gonçalves, falou como o momento pode trazer novas reflexões. "Acredito que esta iniciativa tem que observar para além do conteúdo. Nem todos têm acesso à internet e essas crianças, jovens e adultos estão passando o dia todo com as famílias", destacou.
 
Ainda participaram da reunião representes do Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA), da Associação de Familiares e Amigos da Gente Autista (AFAGA), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), dos conselhos municipais e da equipe técnica da SEC.
 

Notícias Relacionadas