Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Secretaria divulga sorteados para vagas na Educação Profissional
Depois de 10 anos sem estudar, a dona de casa Lidiane de Jesus Rodrigues Queiroz recebeu, na tarde de terça-feira (13/12), uma grande notícia. Ela foi uma das 7.424 pessoas classificadas no sexto sorteio eletrônico da Educação Profissional, realizado no Instituto Anísio Teixeira, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
Lidiane irá fazer o curso técnico de nível médio em Análises Clínicas, em Salvador, e não escondeu a emoção. “Estou muito feliz, com o coração acelerado. Espero fazer o curso e ter um futuro promissor. Este foi meu melhor presente de fim de ano”, comemora ao receber a saudação do marido, Carlos Alberto Queiroz. “Ela parou de estudar antes de a gente casar. Temos um filho de 10 anos e, nesse tempo, ela se dedicou a cuidar dele e da casa. Agora resolveu voltar a estudar. Estou muito feliz porque ela terá mais chances de entrar no mundo do trabalho”, reitera o esposo.
Acesse aqui o resultado do Sorteio Eletrônico da Educação Profissional
Ao todo, foram realizadas 115.846 inscrições para os Centros Territoriais e Estaduais da Educação Profissional na capital e interior. O sorteio foi acompanhado por órgãos controladores do Estado. Representando o Ministério Público e a Procuradoria Geral de Justiça, Terezinha Lobo, coordenadora do Centro de Apoio de Defesa da Educação, ressaltou a importância do sorteio para permitir a disputa em igualdade de condições entre os candidatos.
“Fico muito contente em ver a preocupação do Estado em dar efetividade à Educação Profissional da Bahia. Quero demonstrar, também, meu contentamento pelo acolhimento a dois princípios muito importantes, que é a transparência que a Secretaria procura empreender e a reparação justamente no sentido de trazer essas pessoas do ensino médio público”, disse Terezinha Lobo.
O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, também representando o Conselho Estadual de Educação (CEE), destacou que o número recorde de inscritos “aponta para a necessidade de ampliação permanente da Educação Profissional”. Ele sinalizou que a meta do Estado é chegar a 60 mil vagas, em 2012, e alcançar 84 mil vagas até 2014.
“Estamos fortalecendo a nossa rede, que hoje é a terceira maior do país em oferta de vagas, atrás apenas de São Paulo e Paraná. É importante dizer que o Estado é o maior provedor de cursos técnicos na Bahia, na frente dos Institutos Federais e do Sistema S. Ano que vem, a rede passará a ofertar, também, cursos pelo Pronatec. Nosso objetivo é formar pessoas para que ocupem os espaços gerados pelas demandas do desenvolvimento do nosso Estado”, observou Almerico.
Classificação - Todos os inscritos para o sorteio eletrônico foram classificados, mas apenas serão convocados para a matrícula os classificados, de acordo com o número de vagas ofertadas nos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional. Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro, durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao Centro com os documentos necessários, pois, se aprovados no teste de habilidade específica, efetivarão a matrícula imediatamente após o teste.
Matrícula – A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá nos dias 24 e 25 de janeiro de 2012. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos três por quatro. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2012.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro