Secretaria e Academia de Letras da Bahia assinam termo para doação de livros às escolas estaduais

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) e a Academia de Letras da Bahia (ALB) assinaram, nesta terça-feira (8), data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, um termo para a doação de um acervo da instituição contendo 781 exemplares de livros, de 19 títulos, que serão entregues, incialmente, para 35 escolas estaduais de Salvador. A iniciativa visa dar acesso ao conhecimento, tornando as publicações acessíveis aos estudantes. A cerimônia, transmitida na página no YouTube da SEC, pode ser conferida através do endereço https://bit.ly/3tDI8Pn.

As edições das obras são fruto de uma parceria com a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que tem por objetivo a reedição de obras fundamentais fora de catálogo, bem como a de obras completas de grandes escritores baianos, dentro da coleção Mestres da Literatura Baiana. Dentre os exemplares, se destacam “Antologia poética”, “O reduto”, “Histórias da gente baiana” e “Poemas de amor e ódio”, entre outras publicações.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Melo, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância da iniciativa. “Esta é uma data que marca mais um dia de reflexão e luta das mulheres e dos homens no mundo inteiro pela igualdade de gênero e pelo respeito à dignidade humana, que é fundamental. O que nós vimos hoje aqui é a demonstração de que investir na educação é projetar o futuro, a dignidade e o progresso de qualquer povo”.

O presidente da ALB, Ordep Serra, falou sobre a parceria com a Secretaria da Educação do Estado. “Celebramos um acordo importantíssimo com a SEC, que é o começo de uma grande colaboração, pois a ALB sempre teve uma tarefa educativa. Agradeço ao subsecretário Danilo e ao secretário Jerônimo Rodrigues, que acolheram a nossa demanda no sentido de celebrar este acordo em um dia especial”.

O encontro contou, ainda, com a participação da deputada Fabíola Mansur, que fez uma exposição sobre a Lei n° 14.452/2022, que trata do plano anual de ações sobre desigualdade de gênero e valorização das mulheres, além dos estudantes do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, de Salvador, que fizeram apresentações musicais.