Secretaria inicia projeto de prevenção às drogas

Começa hoje (quarta-feira 25/07), a primeira etapa do curso de formação do Projeto Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia, lançado na quinta-feira (19/07), em Salvador. As inscrições continuam abertas até hoje. Os dirigentes escolares devem confirmar a inscrição por meio da ficha previamente enviada às unidades pelo e-mail inscricao.projetoscola@gmail.com. Quem não possuir a ficha pode baixar aqui

Nos dois primeiros anos de atividades, que incluem um curso de formação para os dirigentes, a iniciativa envolverá as escolas dos 22 municípios que integram o Programa Pacto pela Vida do Governo da Estado para diminuir a violência.

Ao final deste período, 914 unidades escolares passarão a contar com um núcleo de apoio em situações de risco e no combate ao uso de drogas, que prestará, dentro da escola, um serviço permanente para lidar com estas questões.

A ideia da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), responsáveis pelo projeto, é que, em quatro anos, todas as escolas estaduais estejam envolvidas nesta rede de atenção à saúde. O convênio do Estado com a Ufba é firmado diretamente com a Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti, serviço de extensão do Departamento de Saúde da Família da Faculdade de Medicina da Bahia. 

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, revelou que “250 escolas de Salvador e Região Metropolitana já se inscreveram para participar do curso oferecido pelo projeto, o que representa mais de 90% do total de escolas estaduais destas regiões”.  O secretário também esclareceu que “o projeto visa capacitar os gestores para atuarem como multiplicadores. A finalidade é aprender a lidar com o problema das drogas nas escolas e proteger a juventude que está permanentemente confrontada com esta realidade”. 

O secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Almiro Sena, também prestigiou a cerimônia de lançamento. Ele lembrou a relação entre drogas e violência enfatizando que “todos os índices apontam que a violência está ligada ao tráfico de drogas e o combate ao uso indevido é, também, um combate à violência. 

Problema de saúde pública independe de classe social - O professor da Faculdade de Medicina da Ufba e coordenador do projeto de  Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares, Tarcísio Andrade,  ressaltou que uma pesquisa recente realizada pela Ufba aponta uma prevalência igual entre escolas particulares e públicas em relação ao uso de drogas. “Apesar da visibilidade do uso de drogas ser maior entre as camadas sociais menos favorecidas, o acesso a melhor condição de vida e ao poder econômico não tem protegido os jovens do uso de drogas”, alertou o médico. 

Para o doutor Tarcísio Andrade, o problema do uso de drogas tem que estar dentro da atenção básica em saúde seguindo os mesmos passos dos outros problemas: os casos simples resolvidos nas unidades básicas de saúde e os casos mais complexos encaminhados aos serviços especializados. “Dentro das escolas, nós vamos chegar ao ponto adequado de tratar desse problema quando ele tiver o mesmo status das outras dificuldades escolares. Nós precisamos de professores, diretores, orientadores educacionais e dos próprios alunos capacitados para lidarem com esta situação. Com este projeto, o Estado faz um avanço fantástico. Eu o considero um dos projetos mais importantes que nós já realizamos na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia”. 

Expectativa – A vice-diretora do Colégio Estadual Cléber Pacheco (Pernambués), Isabel Fernandes ressalta que as escolas precisam estar preparadas para atender novas necessidades e incluir os estudantes na vida escolar. “Hoje, os trabalhos que são feitos para minimizar os efeitos da dependência química são de suma importância para toda a sociedade. A escola, atualmente, é, também, uma instituição de apoio, que oferece oportunidades para as pessoas se desenvolverem bem e fortalecerem boas atitudes, elevando a autoestima”. 

 
“Estamos conhecendo o projeto hoje e acredito que ele acrescentará nesta grande luta que é o combate às drogas. Com o curso que nós vamos fazer, vamos adquirir mais informações e obviamente levar para dentro da escola esse projeto. É uma contribuição muito valiosa, principalmente, para nós que lidamos com adolescentes”, declarou o diretor do Colégio Estadual Almirante Cardoso, Paulo Péricles (Periperi). 
 
Curso para dirigentes - A primeira etapa do curso de formação tem início no dia 25 de julho para dirigentes das escolas de Salvador e Região Metropolitana e de Feira de Santana. As inscrições seguem abertas até esta data. Os participantes devem enviar as fichas de inscrição já recebidas para o e-mail inscrição.projetoescola@gmail.com.

 

Notícias Relacionadas