Secretaria promove encontro sobre Educação Integral à luz da BNCC e do Novo Ensino Médio

Fotos: Alice Coelho - Ascom/Educação
A Secretaria de Educação do Estado (SEC) está promovendo um encontro para discutir ações voltadas à Educação em Tempo Integral. A atividade, realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), reúne gestores, coordenadores e articuladores da rede estadual e segue até esta sexta-feira (22). O objetivo é discutir avanços e perspectivas para a Educação Integral à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio.

De acordo com o coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, existem, ao todo, 92 escolas de Educação Integral na rede estadual e a meta é que este número aumente até 2022. “A nossa intenção é ampliar essa oferta e atingir cerca de 300 escolas em tempo integral nos próximos três anos”. Marcius salientou que este é o momento de escuta dos gestores, coordenadores e articuladores para planejar o próximo ano em relação à pauta pedagógica e aos investimentos. “Ainda neste ano, teremos um encontro com as possíveis escolas em tempo integral para compartilhar as estratégias e pensar nesta oferta”, antecipou.

A convidada palestrante, a professora e ex-secretária da Educação do Estado de Minas Gerais, Macaé Evaristo, mencionou o educador Anísio Teixeira, ao falar sobre a importância da oferta da Educação em Tempo Integral para a qualidade de vida dos estudantes. “Anísio nos deixou uma grande lição: a escola pública é a grande máquina propulsora de uma sociedade democrática. E a Educação Integral edifica tudo isso no sentido de garantir acesso à Educação e a todos os conhecimentos”. Durante o evento, a educadora falou, também, sobre as experiências exitosas em Minas Gerais, políticas educacionais e educação inclusiva.

A professora Rose Miguez, do Colégio Estadual Deputado Henrique Brito, em Salvador, reforçou a importância da atividade. “Eu acredito que o compartilhamento de experiências colabora para aprimorar o nosso trabalho. A experiência de Minas Gerais apresentada hoje, por exemplo, pode nos trazer algo que contribua para nossa escola, mesmo sendo realidades diferentes”, conclui.