Secretaria promove IV Encontro de Gestores da Educação Profissional

Gestores da educação profissional de todos os Territórios de Identidade da Bahia participam nesta quarta e quinta-feira (14 e 15/12), em Salvador, do IV Encontro de Gestores de Educação Profissional: Construindo a Educação Profissional como Política Pública de Estado. O objetivo é planejar o ano letivo de 2012. A programação envolve questões que vão desde a construção de diagnóstico de demandas e ofertas da Educação Profissional, passando por temáticas como marco regulatório e controle social.

Conheça o blog da Educação Profissional

Dentre outros assuntos da pauta, está o desenvolvimento da qualidade pedagógica e a articulação entre programas estaduais e federais com interface na Educação Profissional e Tecnológica. São exemplos destes programas, o Pronatec, o Mais Educação, Bom Trabalho, Vida Melhor, a Copa do Mundo 2014 e o Porto Sul. O encontro reúne dirigentes das Diretorias Regionais de Educação (Direc), diretores e vices dos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional.

De acordo com o superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, o ano 2011 foi marcado por conquistas para a Rede Estadual de Educação Profissional. “Chegamos a 50 Centros Territorias e Estaduais de Educação Profissional e a 50.498 estudantes matriculados em todos os Territórios de Identidade da Bahia. Mais que quantitativo, tivemos um salto qualitativo do trabalho, com mais qualidade pedagógica e efetividade social”.

Entres os desafios para 2012, Almerico Lima, destaca a oferta de 60 mil vagas, a consolidação dos centros, a incorporação do Proeja fundamental, além da melhoria dos indicadores de rendimento e a qualidade pedagógica. “Esse encontro reflete, mais uma vez, o compromisso do Governo da Bahia em consolidar esta política pública de Estado para que seja cada vez mais inclusiva, beneficiando os jovens e trabalhadores com formação e qualificação profissional, preparando-os para inserção cidadã no mundo do trabalho”, conclui Almerico.

Notícias Relacionadas