Secretaria realiza mutirão com gestores estaduais e municipais para as provas com foco no IDEB

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está realizando uma grande mobilização com os gestores das redes estadual e municipais de Educação de todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, com foco na aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Nesta quinta-feira (10), a atividade acontecerá, a partir das 8h, nas áreas dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) de Vitória da Conquista (NTE 20); Serrinha (NTE 04); Valença (NTE 06); Amargosa (NTE 09); Juazeiro (NTE 10); Caetité (NTE 13); Alagoinhas (NTE 18); Senhor do Bonfim (NTE 25); Barreiras (NTE 11) e Região Metropolitana de Salvador (NTE 26). Em Salvador, o encontro, que já aconteceu na segunda, será no Instituto Anísio Teixeira (IAT).
 
As provas SAEB, que abrangem as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, deverão ser realizadas de 21 de outubro a 1° de novembro, em todo o país, e servem como base para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A ação é desenvolvida em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-Bahia) e conta com a participação de dirigentes da SEC, dos NTE, das secretarias municipais de Educação, além de representantes do Instituto Anísio Teixeira (IAT). Entre os temas abordados, estão as bases conceituais, procedimentos e dados estatísticos que subsidiam as provas SAEB e o cálculo do IDEB. Outro foco é a socialização de estratégias desenvolvidas pelas escolas para que os estudantes façam as provas do SAEB.
 
A avaliação nacional é realizada a cada dois anos, envolvendo todas as redes públicas do Brasil. O objetivo é extrair a nota de proficiência, ou seja, o conhecimento que o estudante apresenta em Língua Portuguesa e Matemática. Todos os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª e 4ª série do Ensino Médio, e da 4ª série da Educação Profissional devem participar da avaliação.
 
Na segunda-feira, o encontro já foi realizado com os municípios ligados aos núcleos de Irecê (NTE 01); Seabra (NTE 03); Itabuna (NTE 05); Teixeira de Freitas (NTE 07); Itapetinga (NTE 08); Itaberaba ((NTE 014); Ipirá (NTE 15); Jacobina (NTE 16); Santo Antônio de Jesus (NTE 21); Jequié (NTE 22); Salvador (NTE 26) e Eunápolis (NTE 27).

Notícias Relacionadas