Secretário Pinheiro visita escolas em Ribeira do Pombal neste sábado (21)

As escolas da rede estadual localizadas em Ribeira do Pombal receberam, neste sábado (21), a visita do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que esteve acompanhado pelo prefeito Ricardo Maia e por dirigentes da Secretaria. Pinheiro esteve nos colégios estaduais Central de Ribeira do Pombal, Professora Silvia Ferreira de Brito e no Centro Territorial de Educação Profissional (CEEP) do Semiárido Nordeste II, além do Colégio Estadual João Marques, no distrito de Barrocão.

“Nosso objetivo com estas visitas que sempre fazemos é buscar aproximar cada vez mais a Secretaria das escolas, fazendo a ausculta das necessidades, conhecendo os projetos desenvolvidos em cada lugar, verificando também a rede física, sempre com foco no fortalecimento do eixo pedagógico e na preparação de novas ofertas para os estudantes”, destacou Pinheiro.

Para o diretor do Colégio Central, Laelson Ferreira Santana, a visita do secretário e equipe foi marcante. “Desde que assumi a gestão desta escola, foi a primeira vez que um secretário esteve aqui, e a equipe da escola ficou satisfeita porque a gente acredita que as coisas vão melhorar. A escola tem uma estrutura boa. A área é grande e dá para implantar, conforme destacou o secretário, um Centro Juvenil de Ciência e Cultura, para beneficiar toda a comunidade, inclusive estudantes de outras escolas da cidade”, destacou.

No Colégio Professora Silvia Ferreira de Brito, Pinheiro foi recepcionado pela vice-diretora do turno noturno, Edicléia Andrade de Matos, que ressaltou a perspectiva de melhoria na unidade escolar a partir do que foi dialogado. “Ele visitou todos os espaços da escola, conversou com os funcionários e apresentou as possibilidades para 2018, inclusive a contratação de coordenador pedagógico, além de novas ofertas do Pronatec para o atendimento de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e outros cursos. Ele nos apresentou também uma forma de integrar as três escolas, a partir de projetos do eixo pedagógico”, destacou Edicléia. O colégio possui 1.110 alunos e atende as modalidades anos finais do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

No CEEP Semiarido Nordeste II, o secretário percorreu todas as instalações, incluindo os laboratórios de enfermagem, edificações, desenho, agropecuária, informática e análises clínicas, este último em processo de implantação. Ele foi recepcionado pela diretora Eloísa Boaventura Guimarães. “Percorremos a escola toda, vimos as demandas mais importantes e dialogamos sobre a integração com as demais unidades escolares. Foi muito proveitoso”, avaliou Eloísa. O CEEP Semiarido Nordeste II oferta os cursos de técnico em Enfermagem, Nutrição, Análises Clinicas, Edificações, Agropecuária, Contabilidade, Administração e Recursos Humanos.

No povoado de Barrocão,  distante a 18 km da sede municipal, Pinheiro visitou o Colégio Estadual João Marques da Silva. "Foi importante a vinda dele aqui, com o prefeito, para avaliar presencialmente a escola, as necessidades e as qualidades, porque temos aqui uma escola limpa e com boa conservação do patrimônio", disse o diretor da unidade escolar, Fernandes Santana de Oliveira Junior.