Secretário visita 16 escolas em janeiro e dialoga com gestores

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, inciou a semana com mais uma visita às unidades da rede estadual de ensino. Nesta segunda-feira (30), Pinheiro esteve no Colégio Estadual Padre Palmeira, no bairro de Mussurunga, em Salvador, quando percorreu as instalações e conversou com gestores e funcionários sobre o dia a dia da unidade. Até agora, neste mês de janeiro, Pinheiro esteve em 16 escolas de Salvador e Região Metropolitana (RMS).

O secretário também está acompanhando de perto o processo de matrícula na rede estadual, que segue até esta terça (31). Ele falou sobre a preparação para o ano letivo. “Esse é um período que estamos associando o acompanhamento das matrículas com a continuidade nas visitas às escolas, conhecendo suas instalações e o trabalho pedagógico realizado. Neste colégio, o Padre Palmeira, estamos prevendo mudanças estruturais e também de conceito com a inclusão de turmas, que vão aproveitar um padrão que vise mais a utilização de tarefas, do que de provas específicas”, relatou o secretário Walter Pinheiro.

Fotos: Marçal Dutra
Segundo Pinheiro, outras novidades poderão ser implementadas nas unidades estaduais em 2017. “Também pretendemos implementar as turmas do programa Todos pela Alfabetização (Topa). Estamos fazendo um esforço enorme para que o projeto ganhe a escola dando oportunidade aos alfabetizados em darem continuidade ao processo de escolaridade”, contou.

O diretor do Colégio Estadual Padre Palmeira, Flavio Augusto Oliveira, destacou a importância deste diálogo com a Secretaria. “É importante passarmos para o órgão central o que está acontecendo na nossa escola, sempre  com a expectativa positiva que possamos melhorar nossa estrutura”, comentou, ao ressaltar a tranquilidade da matrícula. “Trabalhamos intensamente  para realizar a matrícula e conseguimos um saldo positivo durante todo o processo, inclusive, conseguimos conscientizar a comunidade, que não necessitava madrugar na fila e conseguimos atender a todos com rapidez,” comemorou.