Secretário Walter Pinheiro visita escola em Comunidade Quilombola no município de Campo Formoso

Estudantes, professores, gestores e funcionários do Colégio Estadual São Tome, localizado no Distrito de São Tome, em Campo Formoso, no Centro Norte Baiano, recebeu a visita do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, e de técnicos do órgão, neste sábado (2). A unidade escolar fica a cerca de 100 km de distância da sede de Campo Formoso, em uma comunidade quilombola e tem 173 estudantes matriculados no Ensino Médio. O secretário também acompanhou o governador Rui Costa na assinatura da ordem de serviço para a construção de uma nova escola em Campo Formoso.

Estar em uma comunidade quilombola, segundo Pinheiro é muito significativo para a secretaria que tem buscado ampliar o debate sobre a Educação Quilombola. “É um momento importante para a Secretaria ir diagnosticando e enxergando quais são as suas lacunas, as ausências que ao longo do tempo foram se estabelecendo na Educação Quilombola. A gente, com isso, também vai compreendendo qual é o nosso dever e obrigação e como é que nós temos que trabalhar em todas as frentes para a Educação da Bahia, discutindo e compreendendo o território, a cultura, a identidade e o conteúdo que tem que vir exatamente das bases, desse conjunto de debates e da identificação, para que, de uma certa forma, se tire este contexto de entregar pacotes prontos e elaborados”.

A diretora do Colégio Estadual São Tome, Carina Cruz, é nascida e criada na Comunidade Quilombola de São Tomé. Ela conta que saiu da comunidade para estudar em Campo Formoso, porque não havia oferta do Ensino Médio. Concursada e aos 30 anos de idade, a gestora, que voltou a morar na sua comunidade para gerir a unidade escolar fundada em 2014, fala sobre o significado deste momento de integração com o secretário e os técnicos do órgão central. “Eu estou até emocionada porque é um fato inédito um secretário visitar a nossa escola. Os estudante ficaram muito empolgados. O nosso sentimento é de felicidade e de agradecimento, pois conversamos bastante com o secretário Pinheiro sobre as nossas demandas e ele ficou atento e preocupado em resolver. Então, estamos na expectativa de a nossa escola melhorar ainda mais”, comemorou.

Durante o encontro, o secretário Walter Pinheiro disse que o objetivo das visitas é dialogar com a comunidade escolar, verificar as intervenções necessárias e apresentar as ações que estão sendo implementadas pela melhoria do eixo pedagógico nas escolas da rede estadual. “Estamos visitando as escolas de maneira rotineira e buscando dialogar com quem conhece o chão da escola, que são os gestores e os professores. É uma maneira que encontramos de conhecer detalhadamente as estruturas das escolas e de verificar o que a Secretaria pode fazer em relação à rede física”, afirmou.

O secretário destacou, ainda, que as visitas contribuem para o planejamento das ações voltadas ao próximo ano letivo. “Estamos planejando as ofertas para o próximo ano letivo, considerando exatamente o perfil de cada unidade escolar e do território onde ela está instalada. Mas é indo nas escolas e fazendo este processo e ausculta da comunidade escolar que temos condições de tomar as melhores decisões”, acrescentou.