Seminário em Irecê destaca avanços da Educação Profissional no interior do Estado

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia ampliou em 1.483% a oferta da Educação Profissional nos Territórios de Identidade Irecê, Piemonte do Paraguaçu e Chapada Diamantina nos últimos cinco anos. Isso significa que passou de 272 matriculados em cursos técnicos de nível médio para mais de 4 mil jovens e estudantes beneficiados neste período. Estes avanços e as estratégias que devem ser adotadas para ampliar, ainda mais, a oferta nestes três territórios foram discutidos, nesta sexta-feira (13/09), durante o Seminário Interterritorial da Educação Profissional, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Irecê.

Fotos: Claudionor Jr.

O estudante Rudival da Silva, um dos participantes do seminário, é um exemplo de como a Educação Profissional tem gerado oportunidades para os jovens e trabalhadores no interior da Bahia. Aluno do quarto ano, do curso técnico de nível médio em Comércio, do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte do Paraguaçu II (Cetep), em Mundo Novo, ele fala que tem muito o que comemorar, mesmo antes de concluir o curso. “Por meio do Cetep, consegui um estágio e antes de terminar já fui contratado para trabalhar em uma empresa que fica no povoado onde eu moro”, disse, destacando a importância de dividir essa experiência com outros estudantes. “Isso é bom porque a gente passa a mostrar o curso para outros jovens".

A diretora do Cetep Piemonte do Paraguaçu II, Valdilene Souza Leoni da Silva, disse que cerca de 30% a 40% dos estudantes que se formaram já estão inseridos no mundo do trabalho. "Os empresários da região tinham muita dificuldade em contratar profissionais qualificados e os cursos ofertados atendem a essas demandas. Hoje, temos uma lista de espera de empresas aguardando os nossos estudantes para o estágio", relatou.

O vice-diretor do Mundo do Trabalho, do Cetep de Irecê, Carlos Ney, enfatizou que os avanços na Educação Profissional trouxeram não apenas a ampliação do número de vagas, mas a diversificação dos cursos oferecidos. "O território de Irecê tem uma base agropecuária, mas existem também outras demandas como a qualificação de profissionais de saúde, que vem sendo atendida por meio de cursos técnicos de nível médio como os técnicos em Enfermagem e Análises Clínicas ofertados pela rede estadual".

Fotos: Claudionor Jr.

Durante o seminário, os participantes abordaram, também, temas como o acesso, a permanência e conclusão dos cursos, a inclusão profissional dos estudantes e fizeram uma análise sobre a continuidade da oferta e da demanda de novos cursos, de acordo com as necessidades de cada território. A professora Maria Renilda Daltro Moura, assessora especial da Superintendência da Educação Profissional, lembrou que a oferta da Educação Profissional no Estado passou de 4.016 matriculados em 2006, para mais de 64 mil, em 2013. E ressaltou que o diálogo entre os diferentes atores sociais tem sido importante na consolidação desta política pública. “Este seminário é uma prova do quanto já avançamos e  como a participação do poder público e da sociedade civil é fundamental para o planejamento de ações visando avançarmos ainda mais".

Nos corredores do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Irecê, os estudantes expuseram projetos desenvolvidos nos Centros Territoriais de Educação Profissional.

Notícias Relacionadas