Simulador de voo chama atenção de estudantes no 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola

O sonho de ser um piloto de avião e conhecer diversos países é o que move os estudantes a procurar o Simulador de Voo do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, uma das atrações do 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, entre os dias 28 e 30 de setembro, na Itaipava Arena Fonte Nova.

Simulador de Voo - Geraldo Carvalho - Ascom
O estudante Wallace Xavier Lima, aluno do 1º ano do Colégio Estadual Landulfo Alves, no bairro da Calçada, em Salvador, estava ansioso para entrar em uma cabine real de uma aeronave da Embraer. “Estou aqui para saber mais sobre a aviação e, quem sabe, voar profissionalmente um dia. Ser piloto pode me levar a conhecer o mundo e, no simulador, posso ter uma prévia”, disse.

A experiência, uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e o projeto Asas do Brasil, conta com uma grande adesão dos estudantes, e estimula no aprendizado de disciplinas como matemática, física e geografia. “Esta iniciativa é positiva porque é por meio de ações como esta que criamos, também, uma relação lúdica com a escola”, afirmou o coordenador do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, Iuri Rubim.

Simulador - A cabine é uma plataforma de treinamento avançado, que possui um banco de dados com mais de 23 mil aeroportos, com suas respectivas cidades e formações geográficas. Os cenários são projetados em telão na frente da cabine de comando, proporcionando a sensação de realismo ao piloto ou ao visitante embarcado.