#TransformaÊ – Centros de Educação Inclusiva integram estudantes e famílias em atividades educativas

Fotos: Emerson Santos - Ascom/Educação

Na data que marca o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, neste 21 de setembro, a segunda edição do #Transformaê: Virada Educacional Bahia também foi dedicada à celebração da Educação Inclusiva através da parceria entre Escola e Família. Em Salvador, os centros estaduais de Educação Pestalozzi da Bahia, de Educação Especial da Bahia (CEEBA) e o de Capacitação de Profissionais da Educação Wilson Lins (CAS Wilson Lins), promoveram diversas atividades e serviços. Além disso, os colégios estaduais Satélite e Vitor Soares também realizaram oficinas pedagógicas e artísticas.

A programação dos centros foi marcada por ações que envolveram arte, cultura e promoção à saúde dos alunos atendidos e seus familiares. Eles tiveram acesso a serviços gratuitos oferecidos por profissionais convidados das áreas de Nutrição, Psicologia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia. Os estudantes participaram de algumas atividades culturais com os educadores e, também, com os pais, a exemplo das oficinas de beleza, nas quais puderam cortar os cabelos, fazer limpeza de pele e massagem.

Este é o caso de Lucy Lêda Souza, que juntamente com sua filha autista Isabel de Souza, 16, participou das oficinas de beleza promovidas pelo Pestalozzi. “É muito bom poder participar das atividades do TransformaÊ com ela. Fizemos massagem nos pés e gostamos muito”, afirma Lucy Souza.
Noêmia Costa levou o filho autista Mauro Alberto Costa, 46, para cortar os cabelos na oficina. “Aproveitamos bem o serviço gratuito oferecido e meu filho gostou muito do resultado do corte de cabelo novo”, diz, contente.

A diretora do Colégio Satélite, Adriana Mendes, ressaltou a integração dos estudantes como elemento fundamental da Educação Inclusiva. “Oficinas como estas contribuem muito para o desenvolvimento dos estudantes e estimula ainda mais a educação inclusão através da integração entre os alunos, inclusive os autistas, que convivem muito bem e participam de todas as atividades do colégio”, explica.

Um dos destaques do Transformaê do CEEBA, foi uma homenagem ao Dia da Árvore, que também é comemorado hoje (21). Os estudantes, educadores e familiares plantaram mudas de Pau Brasil, recebem sementes para distribuição e aprenderam a montar hortas e jardins para o cultivo caseiro de alimentos saudáveis como hortaliças, legumes e verduras.

>> Clique aqui para ver todas as fotos
>> Clique aqui para ler todas as notícias sobre o TransformaÊ

O Colégio Estadual Vitor Soares, localizado no bairro da Ribeira, promoveu uma programação extensa. O dia foi iniciado com um ato cívico com a execução do Hino Nacional em libras, logo em seguida, foi realizado o Desfile da Primavera pelas ruas do bairro. Além disso, os estudantes participaram das oficinas de turbante, expressão corporal e teatro, jogos de salão como xadrez, dama e dominó e uma apresentação do coral “Vozes do Vitor”, composto por mães e alunos especiais. As bandas do colégio, que participam do projeto Festival da Canção Estudantil (FACE), também se apresentaram durante o evento, que também contou com declamação de poesias, paródias, contação de histórias em libras, dança moderna e afro, exposição de pinturas em tela e tecido, máscaras e produtos confeccionados com materiais recicláveis e, torneio de basquete, futsal e handebol.

No interior do Estado, os centros especializados também participaram do #Transformaê. Em Feira de Santana (108 Km de Salvador), o Instituto de Educação Gastão Guimarães disponibilizou serviços de saúde e promoveu diversas brincadeiras. “Montamos a ação ‘A família na escola’, na qual os pais e responsáveis mostraram seus talentos por meio de declamação de poesia, apresentações de música e dança, exposição de crochê e culinária”, destacou a vice-diretora, Sheila Lima.