#Transformaê - Colégios tiveram programação estendida na 2ª virada educacional

Fotos: divulgação

A segunda edição do Transformaê: Virada Educacional Bahia, proposta para ocorrer durante toda a quinta-feira (21), superou as expectativas e continuou nesta sexta-feira (22)  e sábado (23) em diversas escolas, que deram seguimento à realização de apresentações dos projetos de arte e cultura, além de oficinas e exposições. Com uma programação mais extensa, as unidades de ensino buscaram envolver a comunidade e contemplar todos as atividades desenvolvidas pelos alunos da unidade.

No Colégio 15 de Novembro, no bairro de Mussurunga, em Salvador, o objetivo foi associar o Transformaê com o evento anual de culminâncias intitulado Guarda Chuva Cultural, realizado pela escola. “Nessa edição conseguimos organizar nossa apresentação anual dos projetos junto ao Transformaê. Porém, em nossa unidade precisamos mais de um dia. Então nos organizamos para estarmos incluídos nesta grande celebração da educação do Estado, e hoje demos seguimento”, destacou a diretora da escola, Rita de Cássia.

Ainda segundo a diretora, “o Transformaê veio reafirmar o que trabalhamos na escolas na perspectiva da importância da inclusão das intervenções artísticas como parte fundamental no ensino aprendizagem do estudante. Ficamos felizes com o envolvimento e comprometimento de todos”, disse.

Em outras unidades, como no Colégio Estadual Pinto de Aguiar, em São Cristóvão, a sexta-feira (22) foi cercada de muita animação e disputa com a final da gincana cultural. Em Barreira, a programação seguiu até sábado (23) nas escolas. No Colégio Estadual Nuclear de Baixa Grande, município de Baixa Grande (a 271 Km de Salvador), no Centro Norte baiano, os alunos encerraram as atividades com o Café Filosófico: Memórias do Tempo e com o projeto #Grafitaê.

>> Clique aqui para ver todas as fotos do #TransformaÊ

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, fala sobre a importância da iniciativa. “Este é um momento em que a escola discute o ambiente de ensino e realiza transformações. Por isso, nessa ação, a Secretaria da Educação aproveita para apoiar e acompanhar as atividades com o objetivo de ouvir, perceber e sintonizar-se com a situação das escolas, para que trabalharemos para intensificar a melhora do eixo pedagógico, que consideramos o espírito da escola”, ressaltou.

A 2ª Edição do Transformaê, com o tema “Tomando Partido pela Escola”, reafirmou a importância da escola enquanto local de formação humana, social, política e econômica dos sujeitos da aprendizagem, favorecendo a realização de intervenções sociais no ambiente para a melhoria da convivência e da atuação de cada um no universo educacional.